ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

20.9.08

A VERDADE E A PERFEIÇÃO

A VERDADE E A PERFEIÇÃO

Enquanto isso, aqui na Terra a Verdade e a Perfeição não são mais impossíveis para nossa humanidade, porque a civilização em que existimos foi ao extremo da dor e da irracionalidade, cometeu todos os erros imagináveis e profanou tudo que de sagrado havia. Estas são constatações desoladoras, porém, que também incentivam todos esses espíritos inquietos que não se entregam ao desânimo, mas que aproveitam o estado de absoluta subversão para superar o erro básico de ter dado as costas à fonte original de Vida, para refestelar-se na miragem. O materialismo é a miragem, a Verdade é a Vida, uma única Vida que circula pelo infinito Universo através de Galáxias, Estrelas, Sistemas Solares, Planetas, Reinos da Natureza e através de cada um de nós também.
Labels: Quiroga
Wednesday, September 17, 2008

O CAMINHO DO TANTRA


A palavra "tantra" significa técnica, método, caminho. Tantra é uma ciência e não uma filosofia. A filosofia solicita o intelecto - não exige qualquer transformação; mas, para entender o tantra é necessária uma profunda transformação. A menos que ocorra uma mudança interna o tantra não pode ser compreendido. Ele não é um fenômeno intelectual: é algo experimental e para que esta experiência ocorra precisamos estar receptivos.

Toda filosofia está relacionada à mente. Apenas a cabeça é necessária. Todavia, no Tantra, é necessária uma totalidade - é um desafio profundo. É como alguém que pergunta: "O que é o amor?" A filosofia pode discutir e argumentar sobre o assunto, mas sem o conhecimento experimental, a verdade sobre o amor nunca poderá ser revelada. A verdade é que somente a experiência nos transforma.

Certa vez, um discípulo foi a um mestre tântrico e lhe perguntou: "Mestre, o que é o amor?" Não posso lhe responder, mas posso ajudá-lo a descobrí-lo e sentí-lo e, quando você vivenciá-lo, certamente você saberá o que é o amor - respondeu o mestre.

O tantra não lhe dá resposta alguma - mas ensina o método, a técnica para se alcançar a resposta. O homem e a mulher não são diferentes apenas fisicamente, mas, psicologicamente. A mente feminina significa receptividade, entrega e amor. Este é o princípio fundamental no caminho; não se trata apenas de receber um ensinamento, e sim torná-lo parte de você para que ele possa crescer em você.

O tantra está escrito numa linguagem amorosa. A linguagem lógica e argumentativa (racional) está relacionada à mente, ao ego. A linguagem do amor significa que há um verdadeiro interesse em quem recebe os ensinamentos. No tantra o que é dito nem sempre é o mais importante - mas como é dito que é o essencial. Há uma comunhão.

O clima fundamental no tantra é estarmos com a mente aberta. O tantra diz: "Quando estamos apaixonados, o único tempo que existe é o presente. O agora é tudo", e nos convida a abrirmos as nossas mentes e corações para estes ensinamentos que são como declarações de amor.

O tantra afirma que a condição que se nasce neste mundo é de inconsciência. Mas como podemos nos tornar conscientes? Só de pensarmos em sairmos do inconsciente e irmos ao consciente, estaremos já pensando em termos de dualidade. Depois de pensarmos, passamos a nos mover na dualidade e, assim, nunca alcançamos o Supremo. O convite do tantra, do Zen e dos mestres é para irmos além da dualidade.

Jesus disse: "Deus é amor". O significado destas palavras de Jesus nos indica que o amor é a única experiência que nos aproxima de Deus, do Divino. Em momentos de amor, a unicidade é sentida, daí o desejo pelo sexo. Inconscientemente o que se busca é o sentimento de unicidade - mas ele não é sexual: é interior. Durante o ato sexual, os corpos podem ter uma sensação ilusória de se tornarem um. Em alguns momentos, uma unicidade física é sentida. Porém, se ficarmos apenas nesta sensação, continuamos a sentir um anseio pela unicidade, que só pode ser sentida quando saímos do sexo físico e passamos a nos mover no amor, num plano mais elevado - daí a dualidade se dissolve e passamos a ter um vislumbre do amor absoluto (Bhairava), do sagrado.

No tantra, não se trata de estar amando, e sim de sermos amorosos. O tantra é um convite para que sejamos o amor. O tantra nos ensina a buscar um método e aplicá-lo no sentido de mudar a estrutura de nossa mente.

Na Índia o tantra é visto como um método de Yoga, porém existe uma diferença fundamental entre o yoga tradicional e o tantra. No yoga tradicional o praticante passa por uma rigorosa disciplina. No yoga tantra é exatamente o oposto: a pessoa se abandona ao prazer - porém com consciência. Certamente, ambos a levarão ao Supremo. O praticante do tantra compreende que o caminho é a entrega - não vem do esforço. O florescimento é possível sem qualquer luta ou conflito (Deus não é sádico...).

A mensagem do tantra é: "Não viva uma vida reprimida; do contrário, você simplesmente não viverá. Viva uma vida de expressão, de criatividade, de alegria. Viva do modo como Deus gostaria que você vivesse; viva de maneira natural".

Aceitar-se como você é. Uma aceitação profunda. Não há outro meio de transcender senão através do renascimento e utilizando a si mesmo. Porisso a energia sexual é utilizada de maneira consciente. Em momento algum o tantra é contra a energia sexual, contra o desejo sexual - ao contrário, o tantra nos ensina a utilizá-la no sentido de transformá-la. Jamais se pensa em termos de inimizade contra esta energia. A energia sexual é um fenômeno natural que pode ser usada como um bloqueio ou um degrau de libertação.

Mas o homem tem utilizado esta energia de maneira destrutiva. Refém dos desejos sexuais (incentivados pela sociedade) e sem nenhuma consciência a respeito dessa energia, o homem a dissipa, afetando assim a saúde de seu corpo. Porisso o yoga tradicional é muito mais aceito para a mente ocidental comum - pois a própria disciplina exigida "sugere" uma luta contra o desejo sexual e esta cria um centro em você - daí a atração.

O tantra tornou-se um caminho difícil de ser percorrido - pois como entrar no desejo sem ser arrastado por ele? Como estar sempre consciente dentro do ato sexual? A mente comum fica com medo. Os mestres dizem: "Por causa da mente sexualmente reprimida, ela tornou-se sexualmente faminta".

Um dos ensinamentos básicos do tantra orienta o caminhante a observar qual a postura que se tem em relação ao sexo. Naturalmente cada ser tem suas próprias convicções - mas, para o tantra, o sexo é um dos fenômenos naturais. Apenas isso! Não existe pecado, isto ou aquilo - apenas um fenômeno natural. Esta aceitação do sexo como algo natural é que gera a possibilidade de crescimento.

Porisso existe a orientação de revermos nossa visão sobre o sexo e a própria energia sexual. Muitas vezes passamos pelo sexo com uma atitude repressiva, culpada, com pressa ou cheia de expectativas. Sua mente pode ter sido orientada a entrar no sexo desta maneira. Muitas pessoas tentam evitá-lo e isto acaba criando mais atração pelo sexo. E, o mais perigoso, é que destruímos a possibilidade de compreendê-lo.


Fonte:
Abílio Lima, Palestra "O Caminho do tantra", Campinas-SP, 13.09.08.
http://vitaovi-abilio.blogspot.com
retirado http://saudeperfeitarfs.blogspot.com/

Nenhum comentário: