Enquanto isso, aqui na Terra a Verdade e a Perfeição não são mais impossíveis para nossa humanidade, porque a civilização em que existimos foi ao extremo da dor e da irracionalidade, cometeu todos os erros imagináveis e profanou tudo que de sagrado havia. Estas são constatações desoladoras, porém, que também incentivam todos esses espíritos inquietos que não se entregam ao desânimo, mas que aproveitam o estado de absoluta subversão para superar o erro básico de ter dado as costas à fonte original de Vida, para refestelar-se na miragem. O materialismo é a miragem, a Verdade é a Vida, uma única Vida que circula pelo infinito Universo através de Galáxias, Estrelas, Sistemas Solares, Planetas, Reinos da Natureza e através de cada um de nós também.
Labels: Quiroga
Wednesday, September 17, 2008
O CAMINHO DO TANTRA

A palavra "tantra" significa técnica, método, caminho. Tantra é uma ciência e não uma filosofia. A filosofia solicita o intelecto - não exige qualquer transformação; mas, para entender o tantra é necessária uma profunda transformação. A menos que ocorra uma mudança interna o tantra não pode ser compreendido. Ele não é um fenômeno intelectual: é algo experimental e para que esta experiência ocorra precisamos estar receptivos.
Toda filosofia está relacionada à mente. Apenas a cabeça é necessária. Todavia, no Tantra, é necessária uma totalidade - é um desafio profundo. É como alguém que pergunta: "O que é o amor?" A filosofia pode discutir e argumentar sobre o assunto, mas sem o conhecimento experimental, a verdade sobre o amor nunca poderá ser revelada. A verdade é que somente a experiência nos transforma.
Certa vez, um discípulo foi a um mestre tântrico e lhe perguntou: "Mestre, o que é o amor?" Não posso lhe responder, mas posso ajudá-lo a descobrí-lo e sentí-lo e, quando você vivenciá-lo, certamente você saberá o que é o amor - respondeu o mestre.
O tantra não lhe dá resposta alguma - mas ensina o método, a técnica para se alcançar a resposta. O homem e a mulher não são diferentes apenas fisicamente, mas, psicologicamente. A mente feminina significa receptividade, entrega e amor. Este é o princípio fundamental no caminho; não se trata apenas de receber um ensinamento, e sim torná-lo parte de você para que ele possa crescer em você.
O tantra está escrito numa linguagem amorosa. A linguagem lógica e argumentativa (racional) está relacionada à mente, ao ego. A linguagem do amor significa que há um verdadeiro interesse em quem recebe os ensinamentos. No tantra o que é dito nem sempre é o mais importante - mas como é dito que é o essencial. Há uma comunhão.
O clima fundamental no tantra é estarmos com a mente aberta. O tantra diz: "Quando estamos apaixonados, o único tempo que existe é o presente. O agora é tudo", e nos convida a abrirmos as nossas mentes e corações para estes ensinamentos que são como declarações de amor.
O tantra afirma que a condição que se nasce neste mundo é de inconsciência. Mas como podemos nos tornar conscientes? Só de pensarmos em sairmos do inconsciente e irmos ao consciente, estaremos já pensando em termos de dualidade. Depois de pensarmos, passamos a nos mover na dualidade e, assim, nunca alcançamos o Supremo. O convite do tantra, do Zen e dos mestres é para irmos além da dualidade.
Jesus disse: "Deus é amor". O significado destas palavras de Jesus nos indica que o amor é a única experiência que nos aproxima de Deus, do Divino. Em momentos de amor, a unicidade é sentida, daí o desejo pelo sexo. Inconscientemente o que se busca é o sentimento de unicidade - mas ele não é sexual: é interior. Durante o ato sexual, os corpos podem ter uma sensação ilusória de se tornarem um. Em alguns momentos, uma unicidade física é sentida. Porém, se ficarmos apenas nesta sensação, continuamos a sentir um anseio pela unicidade, que só pode ser sentida quando saímos do sexo físico e passamos a nos mover no amor, num plano mais elevado - daí a dualidade se dissolve e passamos a ter um vislumbre do amor absoluto (Bhairava), do sagrado.
No tantra, não se trata de estar amando, e sim de sermos amorosos. O tantra é um convite para que sejamos o amor. O tantra nos ensina a buscar um método e aplicá-lo no sentido de mudar a estrutura de nossa mente.
Na Índia o tantra é visto como um método de Yoga, porém existe uma diferença fundamental entre o yoga tradicional e o tantra. No yoga tradicional o praticante passa por uma rigorosa disciplina. No yoga tantra é exatamente o oposto: a pessoa se abandona ao prazer - porém com consciência. Certamente, ambos a levarão ao Supremo. O praticante do tantra compreende que o caminho é a entrega - não vem do esforço. O florescimento é possível sem qualquer luta ou conflito (Deus não é sádico...).
A mensagem do tantra é: "Não viva uma vida reprimida; do contrário, você simplesmente não viverá. Viva uma vida de expressão, de criatividade, de alegria. Viva do modo como Deus gostaria que você vivesse; viva de maneira natural".
Aceitar-se como você é. Uma aceitação profunda. Não há outro meio de transcender senão através do renascimento e utilizando a si mesmo. Porisso a energia sexual é utilizada de maneira consciente. Em momento algum o tantra é contra a energia sexual, contra o desejo sexual - ao contrário, o tantra nos ensina a utilizá-la no sentido de transformá-la. Jamais se pensa em termos de inimizade contra esta energia. A energia sexual é um fenômeno natural que pode ser usada como um bloqueio ou um degrau de libertação.
Mas o homem tem utilizado esta energia de maneira destrutiva. Refém dos desejos sexuais (incentivados pela sociedade) e sem nenhuma consciência a respeito dessa energia, o homem a dissipa, afetando assim a saúde de seu corpo. Porisso o yoga tradicional é muito mais aceito para a mente ocidental comum - pois a própria disciplina exigida "sugere" uma luta contra o desejo sexual e esta cria um centro em você - daí a atração.
O tantra tornou-se um caminho difícil de ser percorrido - pois como entrar no desejo sem ser arrastado por ele? Como estar sempre consciente dentro do ato sexual? A mente comum fica com medo. Os mestres dizem: "Por causa da mente sexualmente reprimida, ela tornou-se sexualmente faminta".
Um dos ensinamentos básicos do tantra orienta o caminhante a observar qual a postura que se tem em relação ao sexo. Naturalmente cada ser tem suas próprias convicções - mas, para o tantra, o sexo é um dos fenômenos naturais. Apenas isso! Não existe pecado, isto ou aquilo - apenas um fenômeno natural. Esta aceitação do sexo como algo natural é que gera a possibilidade de crescimento.
Porisso existe a orientação de revermos nossa visão sobre o sexo e a própria energia sexual. Muitas vezes passamos pelo sexo com uma atitude repressiva, culpada, com pressa ou cheia de expectativas. Sua mente pode ter sido orientada a entrar no sexo desta maneira. Muitas pessoas tentam evitá-lo e isto acaba criando mais atração pelo sexo. E, o mais perigoso, é que destruímos a possibilidade de compreendê-lo.
Fonte:
Abílio Lima, Palestra "O Caminho do tantra", Campinas-SP, 13.09.08.
http://vitaovi-abilio.blogspot.com
retirado http://saudeperfeitarfs.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário