Fonte da Teosofia
As verdades da Doutrina Secreta não são o resultado da opinião de uma pessoa. Ao contrário, elas foram preservadas e ampliadas de acordo com um "método científico" empregado por muitos e muitos séculos pelos adeptos, "testando, checando e verificando" os resultados dos adeptos irmãos. H.P.B. explica:
A Doutrina Secreta é a Sabedoria acumulada das Idades ... tal é o misterioso poder do simbolismo oculto, que os fatos que realmente ocuparam incontáveis gerações de videntes e profetas iniciados em organizá-los, estabelecê-los e explicá-los na série impressionante do progresso evolucionário estão todos registrados numas poucas páginas de signos e glifos geométricos. A visão desses videntes penetrou no verdadeiro cerne da matéria e registrou a alma das coisas que existe lá... É inútil dizer que o sistema em questão não é fantasia de um ou alguns indivíduos isolados. Que é um registro ininterrupto cobrindo milhares de gerações de Videntes, cujas respectivas experiências testaram e verificaram as tradições passadas oralmente por uma raça à próxima, dos ensinamentos dos seres superiores e exaltados, que cuidaram da infância da Humanidade. Que, por longas eras, os "Homens Sábios" da Quinta Raça, do rebanho salvo e resgatado do último cataclismo e mudança de continentes, passaram suas vidas aprendendo, não ensinando. Como eles o fizeram? Responde-se: checando, testando e verificando, em cada departamento da natureza, as tradições do passado, através da visão independente dos grandes adeptos, isto é, homens que desenvolveram e aperfeiçoaram suas organizações física, mental, psíquica e espiritual ao último grau possível. Nenhuma visão de nenhum adepto foi aceita até que foi checada e confirmada pelas visões � obtidas de modo a se tornarem provas independentes � de outros adeptos e durante séculos de experiência. � Secret Doctrine por Blavatsky, v. I, p. 273.
William Q. Judge, estudante e íntimo colega de Blavatsky, resume a fonte da Teosofia:
Teosofia não é uma nova invenção, mas a verdade essencial subjacente a todas as filosofias; é um corpo de doutrina sobre filosofia, ciência e ética, principalmente derivadas das Teorias Orientais sagradas e arcaicas, que foram estabelecidas por uma fraternidade de devotos e iniciados, que usaram cada método científico de investigação conhecido por nós, bem como suas próprias práticas de observação, experimento, concentração e meditação altamente desenvolvidas, para alcançar a verdade. Eles traçaram todos os fenômenos por todos os meios possíveis, desde sua significância até sua fonte e, por comparação de suas buscas e observações independentes, registraram suas conclusões e aceitaram tais resultados somente quando puderam passar pelo teste de aplicabilidade e verificação de cada ponto e em cada direção concebível.
Este corpo lentamente acumulado de fatos forneceu a base para as grandes doutrinas universais e o desenvolvimento psíquico desses devotos e estudantes deu-lhes um grande poder sobre a natureza e insight sobre o lado místico do universo e do homem. Essas doutrinas foram passadas de geração a geração desde tempos imemoriais e foram guardadas pelos mais sagrados discípulos sob juramento, que devotaram suas vidas inteiras ao desenvolvimento de suas faculdades psíquicas e espirituais. A razão pela qual essa doutrina foi tão tenazmente guardada do profano e imaturo é que a possessão de seu conhecimento dá um grande poder de uso e abuso. Ela abraça a ciência das finas forças da natureza, sua relação e correspondências em si mesma e o conhecimento de seus usos e aplicação para o benefício ou destruição da humanidade.
Embora esse conhecimento transcendental fosse acessível, em todas as épocas, àqueles que estavam maduros e que tinham um desejo forte o suficiente para submeter-se ao constante sacrifício, ele pode ser adquirido somente por aqueles cuja intensidade suprema de excitação e entusiasmo tornara possível, naquela época, realizar a autonegação e a renúncia aos assuntos mundanos, necessárias à iniciação. Isto não é diferente hoje e jamais será, exceto que partes da doutrina são reveladas de tempos em tempos, sendo confiadas a uma época avançada, porque penetrar no mistério da natureza requer um estado de maior pureza e perfeição e esta perfeição final não é um presente a ser esperado de fora, mas a ser trabalhado por aqueles que a desejam. (Do artigo Theosophy and the Theosophical Society, de W. Q. Judge)
Blavatsky foi ensinada por dois dos Mestres que faziam parte desse corpo de videntes iniciados mencionado acima. Assim ela respondeu a uma pergunta:
No que eu acredito é (1) os inquebrantáveis ensinamentos orais revelados pelos homens divinos vivos, durante a infância da humanidade, aos eleitos entre os homens; (2) que esses ensinamentos chegaram a nós inalterados; e (3) que os MESTRES são totalmente versados na ciência baseada em tal ensinamento ininterrupto. (de What Shall We Do for Our Fellow-Men? De H.P. Blavatsky)
As verdades da Doutrina Secreta não são o resultado da opinião de uma pessoa. Ao contrário, elas foram preservadas e ampliadas de acordo com um "método científico" empregado por muitos e muitos séculos pelos adeptos, "testando, checando e verificando" os resultados dos adeptos irmãos. H.P.B. explica:
A Doutrina Secreta é a Sabedoria acumulada das Idades ... tal é o misterioso poder do simbolismo oculto, que os fatos que realmente ocuparam incontáveis gerações de videntes e profetas iniciados em organizá-los, estabelecê-los e explicá-los na série impressionante do progresso evolucionário estão todos registrados numas poucas páginas de signos e glifos geométricos. A visão desses videntes penetrou no verdadeiro cerne da matéria e registrou a alma das coisas que existe lá... É inútil dizer que o sistema em questão não é fantasia de um ou alguns indivíduos isolados. Que é um registro ininterrupto cobrindo milhares de gerações de Videntes, cujas respectivas experiências testaram e verificaram as tradições passadas oralmente por uma raça à próxima, dos ensinamentos dos seres superiores e exaltados, que cuidaram da infância da Humanidade. Que, por longas eras, os "Homens Sábios" da Quinta Raça, do rebanho salvo e resgatado do último cataclismo e mudança de continentes, passaram suas vidas aprendendo, não ensinando. Como eles o fizeram? Responde-se: checando, testando e verificando, em cada departamento da natureza, as tradições do passado, através da visão independente dos grandes adeptos, isto é, homens que desenvolveram e aperfeiçoaram suas organizações física, mental, psíquica e espiritual ao último grau possível. Nenhuma visão de nenhum adepto foi aceita até que foi checada e confirmada pelas visões � obtidas de modo a se tornarem provas independentes � de outros adeptos e durante séculos de experiência. � Secret Doctrine por Blavatsky, v. I, p. 273.
William Q. Judge, estudante e íntimo colega de Blavatsky, resume a fonte da Teosofia:
Teosofia não é uma nova invenção, mas a verdade essencial subjacente a todas as filosofias; é um corpo de doutrina sobre filosofia, ciência e ética, principalmente derivadas das Teorias Orientais sagradas e arcaicas, que foram estabelecidas por uma fraternidade de devotos e iniciados, que usaram cada método científico de investigação conhecido por nós, bem como suas próprias práticas de observação, experimento, concentração e meditação altamente desenvolvidas, para alcançar a verdade. Eles traçaram todos os fenômenos por todos os meios possíveis, desde sua significância até sua fonte e, por comparação de suas buscas e observações independentes, registraram suas conclusões e aceitaram tais resultados somente quando puderam passar pelo teste de aplicabilidade e verificação de cada ponto e em cada direção concebível.
Este corpo lentamente acumulado de fatos forneceu a base para as grandes doutrinas universais e o desenvolvimento psíquico desses devotos e estudantes deu-lhes um grande poder sobre a natureza e insight sobre o lado místico do universo e do homem. Essas doutrinas foram passadas de geração a geração desde tempos imemoriais e foram guardadas pelos mais sagrados discípulos sob juramento, que devotaram suas vidas inteiras ao desenvolvimento de suas faculdades psíquicas e espirituais. A razão pela qual essa doutrina foi tão tenazmente guardada do profano e imaturo é que a possessão de seu conhecimento dá um grande poder de uso e abuso. Ela abraça a ciência das finas forças da natureza, sua relação e correspondências em si mesma e o conhecimento de seus usos e aplicação para o benefício ou destruição da humanidade.
Embora esse conhecimento transcendental fosse acessível, em todas as épocas, àqueles que estavam maduros e que tinham um desejo forte o suficiente para submeter-se ao constante sacrifício, ele pode ser adquirido somente por aqueles cuja intensidade suprema de excitação e entusiasmo tornara possível, naquela época, realizar a autonegação e a renúncia aos assuntos mundanos, necessárias à iniciação. Isto não é diferente hoje e jamais será, exceto que partes da doutrina são reveladas de tempos em tempos, sendo confiadas a uma época avançada, porque penetrar no mistério da natureza requer um estado de maior pureza e perfeição e esta perfeição final não é um presente a ser esperado de fora, mas a ser trabalhado por aqueles que a desejam. (Do artigo Theosophy and the Theosophical Society, de W. Q. Judge)
Blavatsky foi ensinada por dois dos Mestres que faziam parte desse corpo de videntes iniciados mencionado acima. Assim ela respondeu a uma pergunta:
No que eu acredito é (1) os inquebrantáveis ensinamentos orais revelados pelos homens divinos vivos, durante a infância da humanidade, aos eleitos entre os homens; (2) que esses ensinamentos chegaram a nós inalterados; e (3) que os MESTRES são totalmente versados na ciência baseada em tal ensinamento ininterrupto. (de What Shall We Do for Our Fellow-Men? De H.P. Blavatsky)
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