ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

24.10.08

FONTE DA TEOSOFIA


Fonte da Teosofia


As verdades da Doutrina Secreta não são o resultado da opinião de uma pessoa. Ao contrário, elas foram preservadas e ampliadas de acordo com um "método científico" empregado por muitos e muitos séculos pelos adeptos, "testando, checando e verificando" os resultados dos adeptos irmãos. H.P.B. explica:


A Doutrina Secreta é a Sabedoria acumulada das Idades ... tal é o misterioso poder do simbolismo oculto, que os fatos que realmente ocuparam incontáveis gerações de videntes e profetas iniciados em organizá-los, estabelecê-los e explicá-los na série impressionante do progresso evolucionário estão todos registrados numas poucas páginas de signos e glifos geométricos. A visão desses videntes penetrou no verdadeiro cerne da matéria e registrou a alma das coisas que existe lá... É inútil dizer que o sistema em questão não é fantasia de um ou alguns indivíduos isolados. Que é um registro ininterrupto cobrindo milhares de gerações de Videntes, cujas respectivas experiências testaram e verificaram as tradições passadas oralmente por uma raça à próxima, dos ensinamentos dos seres superiores e exaltados, que cuidaram da infância da Humanidade. Que, por longas eras, os "Homens Sábios" da Quinta Raça, do rebanho salvo e resgatado do último cataclismo e mudança de continentes, passaram suas vidas aprendendo, não ensinando. Como eles o fizeram? Responde-se: checando, testando e verificando, em cada departamento da natureza, as tradições do passado, através da visão independente dos grandes adeptos, isto é, homens que desenvolveram e aperfeiçoaram suas organizações física, mental, psíquica e espiritual ao último grau possível. Nenhuma visão de nenhum adepto foi aceita até que foi checada e confirmada pelas visões � obtidas de modo a se tornarem provas independentes � de outros adeptos e durante séculos de experiência. � Secret Doctrine por Blavatsky, v. I, p. 273.


William Q. Judge, estudante e íntimo colega de Blavatsky, resume a fonte da Teosofia:


Teosofia não é uma nova invenção, mas a verdade essencial subjacente a todas as filosofias; é um corpo de doutrina sobre filosofia, ciência e ética, principalmente derivadas das Teorias Orientais sagradas e arcaicas, que foram estabelecidas por uma fraternidade de devotos e iniciados, que usaram cada método científico de investigação conhecido por nós, bem como suas próprias práticas de observação, experimento, concentração e meditação altamente desenvolvidas, para alcançar a verdade. Eles traçaram todos os fenômenos por todos os meios possíveis, desde sua significância até sua fonte e, por comparação de suas buscas e observações independentes, registraram suas conclusões e aceitaram tais resultados somente quando puderam passar pelo teste de aplicabilidade e verificação de cada ponto e em cada direção concebível.


Este corpo lentamente acumulado de fatos forneceu a base para as grandes doutrinas universais e o desenvolvimento psíquico desses devotos e estudantes deu-lhes um grande poder sobre a natureza e insight sobre o lado místico do universo e do homem. Essas doutrinas foram passadas de geração a geração desde tempos imemoriais e foram guardadas pelos mais sagrados discípulos sob juramento, que devotaram suas vidas inteiras ao desenvolvimento de suas faculdades psíquicas e espirituais. A razão pela qual essa doutrina foi tão tenazmente guardada do profano e imaturo é que a possessão de seu conhecimento dá um grande poder de uso e abuso. Ela abraça a ciência das finas forças da natureza, sua relação e correspondências em si mesma e o conhecimento de seus usos e aplicação para o benefício ou destruição da humanidade.


Embora esse conhecimento transcendental fosse acessível, em todas as épocas, àqueles que estavam maduros e que tinham um desejo forte o suficiente para submeter-se ao constante sacrifício, ele pode ser adquirido somente por aqueles cuja intensidade suprema de excitação e entusiasmo tornara possível, naquela época, realizar a autonegação e a renúncia aos assuntos mundanos, necessárias à iniciação. Isto não é diferente hoje e jamais será, exceto que partes da doutrina são reveladas de tempos em tempos, sendo confiadas a uma época avançada, porque penetrar no mistério da natureza requer um estado de maior pureza e perfeição e esta perfeição final não é um presente a ser esperado de fora, mas a ser trabalhado por aqueles que a desejam. (Do artigo Theosophy and the Theosophical Society, de W. Q. Judge)


Blavatsky foi ensinada por dois dos Mestres que faziam parte desse corpo de videntes iniciados mencionado acima. Assim ela respondeu a uma pergunta:


No que eu acredito é (1) os inquebrantáveis ensinamentos orais revelados pelos homens divinos vivos, durante a infância da humanidade, aos eleitos entre os homens; (2) que esses ensinamentos chegaram a nós inalterados; e (3) que os MESTRES são totalmente versados na ciência baseada em tal ensinamento ininterrupto. (de What Shall We Do for Our Fellow-Men? De H.P. Blavatsky)

Nenhum comentário: