ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

6.10.08

O QUE É ESPIRITUALIDADE QUÂNTICA?


....O Que é Espiritualidade Quântica?

Espiritualidade Quântica é um novo conceito subtil que tem uma proposta de unir, juntar e entender a espiritualidade e a matéria em um só conjunto.

Espiritualidade nada mais é do que a capacidade que temos de manifestar o Universo neste planeta! Quântica vem do termo Quantum que significa que quantidades observáveis de energia não variam continuamente mas vem em pacotes discretos ou ´quanta´. Somos Co-criadores de uma força maior que tudo mantém, a mente do TODO se manifesta aqui e agora em nós! Mente primordial do TODO em um sistema quântico e perfeito que é o nosso corpo material. O Subtil humano (mente) com a integração matéria através dos átomos e células! Entenda quem é você através dos átomos de seu corpo e o seu subtil, sua espiritualidade. UNIR se faz necessário, nem tudo funciona se for só o subtil, nem tudo funciona se for só a matéria. Entender o todo funcionando em conjunto (físico, mente, emoção e espírito) entenderemos como transformar para melhor a nossa qualidade de vida.

MECÂNICA QUÂNTICA.

A mecânica quântica é a teoria que descreve o comportamento da matéria na escala do "muito pequeno", ou seja, é a física dos componentes da matéria; átomos, moléculas e núcleos, que por sua vez são compostos pelas partículas elementares.Para facilitar o entendimento de Física Quântica vamos elucidar alguns conceitos.O primeiro conceito é o de partícula. Para nós este termo significa um objecto que possui massa e é extremamente pequeno, como uma minúscula bolinha de grude. Podemos imaginar que os corpos grandes sejam compostos de um número imenso destas partículas. Este é um conceito com o qual estamos bem acostumados porque lidamos diariamente com objectos dotados de massa e que ocupam uma certa região do espaço.O segundo conceito é o de onda. Este, apesar de ser também observado no nosso dia a dia, escapa à atenção de muitos de nós. Um exemplo bem simples do movimento ondulatório é o das oscilações da superfície da água de uma piscina. Se mexermos sistematicamente a nossa mão sobre esta superfície, observaremos uma ondulação se afastando, igualmente em todas as direcções, do ponto onde a superfície foi perturbada.

....

3 Mar



FOTON - O Que é?.

De acordo com a física quântica, a luz é uma onda electromagnética, apresentando frequências vibratórias e comprimentos de ondas. A energia da luz é proporcional à frequência vibracional e ao comprimento das ondas. Por outro lado, a luz apresenta também características corpusculares (materiais), os chamados "quantas". A energia da luz viaja por "quantas" e uma partícula individual de luz possui um "quantum" de energia, que é chamado fóton (feixe ou matéria da luz). Sendo assim, a luz tanto é energia como também matéria. Estes fótons viajam na velocidade da luz e são capazes de penetrar na matéria, transferindo sua energia a outras partículas. Partindo deste ponto, pode-se afirmar que a incidência da luz (cores) sobre a pele, devidamente dirigida, dependendo da frequência e comprimento da onda luminosa e do número de fótons envolvidos, pode influenciar sistemas internos pela ressonância. Para que um elétron de um orbital próximo ao núcleo consiga se deslocar para um orbital mais afastado, é necessário que lhe seja fornecida uma certa quantidade mínima de energia que recebe o nome genérico de "quantum". Quanto mais distante for o deslocamento, maior será o número de "quanta" (plural de "quantum") que o elétron necessitará para efetuar esse deslocamento. Desta forma, podemos deduzir que os elétrons que estão nos orbitais mais afastados do núcleo estão com um número de "quanta" muito maior do que os elétrons dos orbitais mais próximos do núcleo atómico. Em outras palavras, os elétrons mais afastados têm muito menos energia do que os elétrons que se encontram mais próximos do núcleo. Quando um ou mais elétrons recebem uma quantidade relativamente muito grande de energia, o número de "quanta" fica muito grande e ele consegue se libertar do átomo e vai vagar pelo Universo, sem estar necessariamente ligado a um átomo qualquer. Chamamos os elétrons, nessa condição, de elétrons livres ....

4 Mar ....

O termo "quântico" vem de quantum (pacote), e é usado desde o modelo atómico de Niels Bohr que demonstrava que orbitais atómicos poderiam ser ocupados com elétrons com valores determinados de energia. Descobriu-se que a elestrofera não é um continuum energético, mas divide-se em quanta de energia. Posteriormente, Werner Heisenberg postulou um princípio de incerteza sobre partículas subatômicas, que diz, grosso modo, que quanto mais se sabe a posição de uma partícula, menos é possível medir sua velocidade, e vice-versa. E que por este motivo existe uma espécie de super posição espacial de uma partícula, e probabilidades diferentes de encontrá-la em determinados pontos. Este princípio assustou Albert Einstein, que para a defesa de suas acepções científicas, disse que "Deus não joga dados com o universo". Infelizmente para Einstein, a Física Quântica pôde jogar dados com o universo e verificar empiricamente o princípio da incerteza. Esta ciência também se valeu da descoberta da essência dualista das ondas electromagnéticas, a qual teve participação de Einstein, e das demonstrações empíricas de que qualquer corpo material pode ter comportamento de onda.

4 Mar ....

O Átomo de Bohr (Hidrogênio 1.0).

No início do século, Rutherford mostrou que um átomo é formado de um núcleo pequeno e denso, onde residem os prótons (cargas positivas) e igual número de elétrons (cargas negativas), habitando a periferia. Daí veio o costume de se desenhar um átomo como uma bolinha cercada de pontinhos orbitando em seu redor. Apesar de intuitivo e simpático, todo mundo já sabia que esse modelo é furado. Um átomo assim não teria vida longa pois os elétrons estariam irradiando energia em forma de ondas electromagnéticas, como manda a teoria clássica. Num instante, os elétrons colapsariam sobre o núcleo e o átomo estaria aniquilado. Como isso, felizmente, não acontece (se acontecesse não estaríamos aqui conversando sobre átomos), ficou claro que "havia algo podre no reino da Dinamarca". E foi de lá mesmo que veio o salvador da pátria, Niels Bohr, que inventou um novo modelo para o átomo de hidrogénio, que podemos chamar de Hidrogénio 1.0. O hidrogénio é o átomo mais simples que existe: seu núcleo tem apenas um próton e só há um elétron orbitando em torno desse núcleo. Para explicar a evidente estabilidade do átomo de hidrogénio e, de quebra, a aparência das séries de linhas espectrais desse elemento, Bohr propôs alguns "postulados". Postular significa pedir. Portanto, Bohr pedia que a gente aceitasse como verdade algumas afirmativas que ele não demonstrava mas que, se fossem verdadeiras, explicavam todo o mistério do Hidrogênio. Eis, a seguir, os postulados de Bohr. veja mais em:

www.seara.ufc.br/especiais/fisica/hidrogenio/hidrogenio4.htm ....

6 Mar ....

Einstein propõe em 1905 uma explicação: “Um quantum de luz fornece toda sua energia a um único elétron”. Quantum? O que seria isso? De acordo com Einstein, a energia de toda radiação electromagnética não se distribui uniformemente como é previsto pela teoria ondulatória clássica. Essa energia se distribui pequenos pacotes de energia chamados de quantum de energia. O plural de quantum é quanta, que significa quantidade indivisível. Na linguagem actual a energia é quantizada. Cada pacote de energia (quantum) possuiria uma quantidade de energia bem definida, dada por: E=hf, onde f e a frequência da onda e h a constante de Planck.

....


11 Mar ....

Muitas vezes, os "elétrons livres" encontram átomos que, por um motivo qualquer (no momento, não nos interessa saber qual perderam seus elétrons e, por esses átomos, são atraídos e capturados. Geralmente, são átomos que estão com o orbital externo vazio. Assim que são capturados, esses "ex-elétrons-livres" forçosamente liberam o excesso de energia de que são portadores sob a forma de "quanta" de luz. E o "quantum" de luz recebe o nome genérico de fóton. A cor dessa luz vai variar conforme a frequência do "quantum" energético que o elétron liberar, ou seja, o fóton. E essa frequência será determinada por uma fórmula deduzida por Einstein e que envolve uma entidade física conhecida como Constante de Plank, bem como o orbital considerado e alguns outros fatores tais como velocidade do elétron, estado de excitação do átomo, "spin" do elétron, etc, etc. ....



20 Mar ....

O Pensamento Humano Segundo Werner Heisenberg

"É bastante provável que na história do pensamento humano os desenvolvimentos mais fecundos ocorram, não raro, naqueles pontos para onde convergem duas linhas diversas de pensamento." Werner Heisenberg ....

RALF MAM.ZKE.I

27 Mar ....

QUANTUM - QUANTA.

Segundo o Dicionário Houaiss, QUANTUM significa: ■ substantivo masculino1 a maior proporção; quantidade2 Rubrica: termo jurídico.quantia ou quantidade determinada3 Rubrica: física quântica.num sistema físico quantizado, menor quantidade possível pela qual pode mudar de valor uma grandeza física observável na passagem de um valor discreto para outro [Na teoria quântica de campos, um quantum pode ser considerado uma excitação permitindo sua interpretação como uma partícula, p. ex., o fóton.] Obs.: cf. quasipartícula Locuçõesq. de açãoRubrica: física quântica.m.q. constante de Planck Etimologialat. quantum, i 'grande quantidade', neutro substv. de quantus, a, um 'tão grande'; ver quant- Gramáticapl.: quanta (lat.) ....

RALF MAM.ZKE.I

31 Mar ....

O Princípio Da Incerteza De Heisenberg

O princípio da incerteza, desenvolvido pelo físico alemão Werner Heisenberg, estabelece que é impossível conhecer simultaneamente a posição e a energia de uma partícula tal como o elétron. Isso porque, para se estudar uma partícula, é preciso interagir de alguma maneira com esta partícula. Nenhum instrumento pode "sentir" ou "ver" um elétron sem influenciar intensamente o seu movimento. Se, por exemplo, construíssemos um microscópio tão poderoso, capaz de localizar um elétron, teríamos de usar uma radiação com um comprimento de onda muito menor que o da luz. (Para que um objecto diminuto possa ser visto num microscópio, o comprimento da luz utilizado deve ser menor que o diâmetro do objecto.) Esse super microscópio imaginário deveria, para isso, usar raios x ou raios. Mas a energia destas radiações é tão grande que modificaria a velocidade e, consequentemente, o momento do elétron, numa quantidade grande e incerta. O princípio da incerteza pode ser assim interpretado: quanto mais de perto tentarmos olhar uma partícula diminuta, tanto mais difusa se torna a visão da mesma. A Radiação electromagnética é uma combinação de um campo eléctrico e de um campo magnético que se propagam através do espaço transportando energia. A luz visível é uma das partes da radiação electromagnética. O estudo das radiações electromagnéticas designa-se electrodinâmica, uma disciplina do electromagnetismo.Foi demonstrada experimentalmente por Heinrich Rudolf Hertz em 1888. Quando um fio de cobre conduz corrente alternada é emitida radiação electromagnética à mesma frequência que a corrente eléctrica. Dependendo das circunstâncias, esta radiação pode comportar-se como uma onda ou como uma partícula.Quando a radiação electromagnética atravessa um condutor eléctrico induz uma corrente eléctrica no condutor. Este efeito é utilizado nas antenas. ....

4 Mai ....

Luz

A luz é a energia radiante em forma de partícula, sendo emitida sob certas circunstâncias pelos átomos com velocidade c (300.000 km/s), podendo ser detectada pela nossa retina.

O Quantum Luminoso

O quantum luminoso é uma energia que, ao ser emitida pelos átomos, não ocorre de uma maneira contínua, porém aos saltos, em pequenas quantidades denominadas quanta. Esse efeito é chamado de salto quântico pela Física Quântica.

O Fóton

Fóton é o quantum dessa energia quantizada radiante. Foi Einstein quem designou o termo fóton para representar o quantum da luz. Essa ideia deu a Einstein o Prémio Nobel em 1921, e poucos sabem disso. ....

17 Mai ....

Dilatação Do Tempo

A teoria da relatividade prevê que os objectos em movimento sofram o efeito de dilatação do tempo que pode ser maior ou menor de acordo com a velocidade. Assim, o tempo para um objecto ou para uma pessoa dentro de outro objecto em alta velocidade passa mais lentamente do que para objectos que se movimentam a baixas velocidades. Esse efeito já foi observado em testes com relógios de alta precisão colocados em aeronaves muito velozes e poderia, em tese, ser utilizado para fazer uma “viagem de sentido único para o futuro”. Para um astronauta que viajasse a uma velocidade de 98% da velocidade da luz, cada ano percorrido por ele corresponderia a cinco anos passados no tempo da Terra. Caso essa viagem durasse 20 anos, ele teria viajado 20 anos em direcção ao futuro, envelhecendo apenas quatro anos. “A dilatação do tempo, na teoria da relatividade restrita, é um efeito puramente cinemático. O atraso nos relógios dos observadores deve-se única e exclusivamente ao seu estado de movimento”, enfatiza o físico Carlos Romero Filho, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

retirado http://www.comunidade-espiritual.com/blog.php?sub_section=view&id=5194

Nenhum comentário: