ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

14.10.08

SALTO QUANTICO





Circulo Zen,,

Saúdo a todos com votos de Luz, Vida e Amor.

O maior Dom de Liberdade que Deus nos dá, é o Livre Arbítrio. Exercer essa prerrogativa divina, torna-se o maior desafio para a evolução humana, porque estamos deveras encadeado em nossas emoções, padrões de comportamento adquirido e conquistas materiais.

O pensamento mecanicista, dominante desde um pouco antes da Revolução Industrial, mais precisamente nos séculos XVI e XVII, baseados na filosofia aristotélica e na teologia cristã, mudou radicalmente. A noção de um universo orgânico, vivo e espiritual foi substituída pela noção do mundo como máquina (filosofia reducionista) e a máquina do mundo tornou-se a metáfora dominante da era moderna, conseqüência das descobertas físicas, astronômicas e matemáticas.



Por outro lado, a base da Filosofia Hermética, é a Lei da Polaridade – Assim como é em cima é embaixo-. Muito dos erros humanos teriam sido evitados se houvesse uma compreensão melhor dessa lei.. O caminho do homem requer ultrapassar a análise da polaridade. Assim, luz/sombra; noite/dia; quente/frio .... indo um pouco além, morte/vida; doença/saúde; percebendo a nós próprios, nosso corpo, o ritmo da vida está sempre presente: ar = inspiração/expiração; ritmo cardíaco = sistólico/diastólico; cérebro = hemisfério direito/esquerdo; glândulas = pineal/pituitária.; homem/mulher e assim, uma infinidade de polarizações; exteriorizando: Mundo Físico / Mundo Espiritual ; Natureza Visível / Natureza Invisível; Passado / Futuro .



Em resumo, conclui-se que o pensamento polarizado é bastante acentuado no presente estágio de evolução da humanidade, sendo o mais questionado, a do Bem/Mal , ou como desejam alguns – Céu/Inferno ! Quem compreende a lei da polaridade, sabe que a meta só poderá ser alcançada através do entendimento do seu oposto. Simplificando e exemplificando, consideremos apenas 2 estados:



Consciente e Inconsciente



O Consciente, é a ponta do “iceberg” que aparece na superfície dos mares, e o Inconsciente, a maior parte e invisível, está mergulhada nas profundezas dos oceanos. (oculta)

Da mesma forma, Livre Arbítrio implica pela polaridade oposta, o Determinismo. Essa dependência é recíproca, como nas polaridades citadas acima. O Caminho da Liberdade, é o cumprimento da Lei do Destino; nesse aspecto a Astrologia, além de ciência, é um dos instrumentos para a compreensão e busca do sentido da Vida. A dificuldade em discernir corretamente esse aspecto, é que faz o ser humano sofrer. O Sofrimento tem sua polaridade oposta, que é a Felicidade. Em realidade, são “dois estados” de percepção interiores. Isso não quer dizer que não sofremos ou que não devemos sofrer... mas é possível sofrer menos, ou se quisermos mudar o Paradigma – ser mais feliz... Todos buscamos a Felicidade, o que é inato no ser humano . Sofremos, porque não agimos de acordo com as Leis da Natureza, e tentamos “forçar” situações contrárias a essas leis. Trabalhar e aceita-las é a forma sábia e inteligente de se aplicar o conhecimento.

Grande parte deste sofrimento consiste basicamente em duas situações em que nada podemos fazer: Reviver passado e a ansiedade pelo futuro incerto ! Vivamos o presente.



Ao substituirmos a palavra sofrimento por necessidade , a necessidade evoca potencial, e o uso desse potencial desperta a criatividade; se estivermos focados em idéias fixas, certamente haverá falta de Adaptabilidade; segundo Max Heindel, a ausência desta prerrogativa seria hoje um dos maiores obstáculos à nossa evolução. Somos deuses em formação. Podemos concluir que:



“ A evolução da consciência é um Ato de Livre Arbítrio

Depende da necessidade da consciência do indivíduo”



Um tema Astral, representa um mapa, um caminho que devemos trilhar e aceitar os desafios propostos. É importante fazermos um esclarecimento:



O conhecimento da Astrologia e sua prática difere muito de sua verdadeira compreensão . Quem realmente compreender a Astrologia, jamais se colocará em posição proeminente, pois sabe e crê que cada ser é um Espirito individualizado e UNO com o Universo ! Não julgará, não criticará e não dará conselhos para o seu próximo se desviar do caminho ! Pelo contrário, o incentivará a enfrentar os problemas e encontrar as soluções (re-solver-los). O caminho esotérico, é um caminho árduo, exige coragem, perseverança e persistência até alcançarmos a célebre frase –

“Senhor, faça-se tua vontade e não a minha”



Consideremos agora dois fatores marcantes da natureza humana:



Sobrevivência e Medo



Muitos de nós ficamos tão envolvidos na questão da sobrevivência, que “esquecemos” que a vida é algo muito mais abrangente, envolve completude, no entanto, estamos presos pelos arcabouços de nossos pensamentos fortemente limitados e condicionados em sua maioria das vezes, exteriormente ! Exemplos: eu não posso; eu não vou conseguir; ah... mas é muito difícil; ah... seu tivesse isso ou aquilo; nos sentimos como se estivéssemos “presos numa gaiola” só que tem apenas um detalhe: Essa “gaiola” (necessidade de mudança) tem uma porta e esta só abre pelo lado de “dentro”... o grande livro nos fala muito sobre a ABUNDÂNCIA...



“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da Vida”

Apocalipse 21, 6



Não falamos daquele medo instintivo que protege a Vida....Falamos do medo induzido em nossas mentes através de nossos ancestrais, dos mestres na escola, dos dirigentes no trabalho, do sistema social do país; medo de perder o emprego, de ficar doente, medo de passar frio , de morrer de fome, medo da velhice, de assalto, de seqüestro, medo da pobreza, medo de enfrentar o desconhecido e de ERRAR; e medo de ser ABUNDANTE; por fim o maior dos medos - Morrer - ! Medo é um produto da memória que mora no passado. Somente o AMOR vence o Medo. (Veja Carta aos Probacionistas). É incrível como perdemos os valores: Riqueza, Saúde, Juventude, Vida... O que levamos e carregamos em nossas Almas ?

Consciência ! (diagrama 10 do Conceito Rosacruz do Cosmos) Portanto, usemos a qualidade oposta – CORAGEM - . O filho pródigo é um exemplo perfeito .

Assim, nossa busca e o encontro com a “Luz” , permitirá iluminar o nosso lado “sombrio”, conhecer as profundezas de nosso Ser, e a esse processo de iluminação, damos o nome de Iniciação. A partir desse estágio, não existem mais “sombras” em nossa consciência, pois teremos realizado a meta do Templo de Delfos : “Homem, conhece-te a ti mesmo !”

Imaginem vocês caminhando à noite por uma rua iluminada. Observe o que acontece com a sua sombra... à medida que caminhamos e vamos nos aproximando de um poste de iluminação; se nos voltarmos para trás, veremos uma sombra enorme; quanto mais nos aproximamos do “centro” de radiação da luz, menor a sombra, até que chegaremos a um ponto onde a pessoa e a luz se tornam “Una” , isto é, não existem mais sombras. Continuamos andando e observaremos que à medida que nos afastamos da luz, nossa “sombra” volta a se expandir...!



“EU e Pai somos UM” João 10,30



“E a Luz veio veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas (sombras) do que a Luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a Luz, e não vem para a luz para que suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade, vem para a Luz, a fim de que suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” (João 3, 19-21)

(Vejam Cartas Rosacruzes)



Percebam o que acontece quando há falta de energia elétrica em nossas casas. Qual a primeira providência que tomamos ? É acender um fósforo, uma vela ou algo semelhante. É inato ao ser humano a busca da luz...



Como alcançar então este estágio e encontrar a LUZ ?

Só existe um meio: Conscientização.



Conscientização ou estar “consciente”, é ser capaz de desvencilhar-se dos dogmas, dos medos, dos preconceitos, do julgamento, dos sentimentos negativos polarizados de ódio; inveja; ciúmes, mentira, rivalidade entre nossos irmãos, etc... Crenças no progresso material ilimitado obtido por intermédio do crescimento econômico e tecnológico; crença na visão da vida em sociedade como uma luta competitiva e existencial; crença em uma sociedade na qual a mulher é, por toda a parte, classificada em posição inferior à do homem. Mais além: o patriarcado, o imperialismo, o capitalismo e o racismo são exemplos de dominação exploradora e antiecológica. Ser consciente, é ser capaz de “perceber” a Vida como Una, como um Todo, e não como partes, onde o Todo é maior que todas as partes em conjunto ! Requer uma visão Holística , uma visão Perceptiva, enfim, uma mudança de Paradigma. Só para refletir, imaginemos se hoje ainda estivéssemos presos ao preconceito relatado no Antigo Testamento quanto à questão da mulher menstruada considerada “impura”...



"Convertei-vos, porque o Reino do Céu está próximo!" ( Mateus 4, 17)



Parece um termo importante que Jesus ilustra repetidas vezes em palavras e atos: "Convertei-vos", em grego metanoéite, isto é, fazei uma metanóia, uma mudança radical do pensar (mente) e do sentir (coração). É preciso deixar para trás as sombras e entrar no reino da justiça, do amor e da verdade, que se está a inaugurar, tarefa que não é obtida de um dia para o outro. Isto também está associado à Retrospecção (retrospicire) que significa: Ver de Novo. Outra palavra interpretada como conceito religioso ou moralista é peccare, que em realidade significa errar o alvo; quando os arqueiros erravam o alvo, isto é, eles deviam fazer uma retrospecção para mirar e novamente tentar acertar o alvo.



Somos comparados e confrontados com nossos irmãos a todo momento para uma corrida louca e desmedida de competividade, de mais , mais, mais e sempre mais! A maioria da humanidade está condicionada a valorizar muito mais o TER do que importância do SER, fazendo que esqueçamos nossa natureza Divina e a Divinidade existente dentro de nós... distanciamo-nos de nossa Essência –

Alguns cientistas atuais já têm mentalidade fora do padrão mecanicista mencionado no início deste artigo, e estão fazendo suas investigações sob o ponto de vista Sistêmico. As novas descobertas com relação ao DNA e o genoma humano, deram uma nova idéia e um novo horizonte para a evolução humana. Alguns desses conceitos holísticos dizem o seguinte: com as condições e alimento, a célula se dividiu uma e outra vez, milhões de vezes, sempre levando consigo seu conhecimento e seu conjunto de informações únicos. Atualmente, essa célula está composta por milhões de células que trabalham em harmonia umas com as outras, em uma demonstração de conhecimento e inteligência que nunca perde seus intrincados poderes de organização. Hoje em dia essa célula é você.



O Psicólogo Maslow, descobriu que as pessoas auto-realizadas, são as mais saudáveis, mais felizes e mais sábias do que a maioria das pessoas. Maslow observou que essas pessoas quando enfrentam problemas externos sempre buscavam as soluções dentro de si mesmas ! Essas pessoas, são menos de 1% da população do planeta!



Dentro de um átomo, existe um enorme “vazio” entre os elétrons e seu núcleo. Observe o “vazio” que existe entre o planeta Terra e o Sol... Nossos corpos e nossos cérebros também possuem esse enorme vazio...Cada átomo tem sua inteligência invisível.



Todos nós queremos e esperamos uma “receita de bolo” ou um “remedinho” que cure instantaneamente nossos males físicos, emocionais e mentais... alguns esperam uma “varinha de condão ou de fada” que transforme as vicissitudes em Felicidade...Estamos esperando um mestre que nos dê as coisas “de mão beijada” ? Enganam-se a sí próprio os que assim pensam ! Há que se fazer um trabalho Interno, de re-ligio, de caminhada e este é um passo que nem sempre estamos disposto a percorrer e enfrentar. Só como exemplo, o “gênio” Leonardo da Vinci “visualizou” e desenvolveu a engenharia de diversas máquinas, é um dos maiores artistas da pintura. Sabem qual a diferença entre Da Vinci e nós ?



Nenhuma, apenas que Da Vinci percorreu essa Viagem Interior, e trouxe todo esse Conhecimento, que estava “adormecido” internamente como Inconsciente, ao nível do Consciente ! Não criou e não inventou realmente nada de novo, porque em essência, toda essa Sabedoria está presente em todos os seres humanos, em todo Universo, não sendo privilégio de ninguém, de nenhum sistema religioso, filosófico, político, econômico ou científico. É um trabalho de busca e de conquista. A tarefa é nossa; as ferramentas estão como que dispostas num quarto não muito iluminado... Precisamos acender a Luz e ter acesso a essas ferramentas; além disso, aprender a utiliza-las de modo correto, o que demanda um certo aprendizado e treino!



Mas afinal, o que é um salto quântico na consciência ?



Um exemplo prático, porém simples:



1-) Vou por uma rua, caio num buraco... Não consigo sair; preciso de ajuda; (atribuo a culpa ao prefeito ou entidade que fez o buraco, ao sistema social, `a corrupção – atribuição ao evento externo)



2-) Vou por uma rua, caio novamente num buraco; (lamento o “erro” consigo sair sozinho, acho que é Karma, mau olhado ou magia negra! atribuição ao evento externo)



3-) Vou por uma rua, “percebo” o buraco e desvio-me dele ! (colocamos a “atenção” a observação e raciocinamos – evento externo interpretado pela consciência interna)



4-) Vou por uma rua, e passo pelo outro lado da rua !!( interpretação intuição/consciência natural interna )



5-) Escolho ir por uma rua diferente (caminho) !!! (decisão e desenvolvimento do livre arbítrio – consciência elevada pela interpretação interna)



-Luiz Márcio

25/05/03





“A evolução é um plano divino a longo prazo; um homem-joio pode tornar-se em homem-trigo pela espiritual Alquimia da transmutação do mal em bem, que já sabemos ser uma lei divina: o Amor é a lei de coalizão universal — e se o Espírito em nós habita como nos afirmam as Escrituras, seremos perfeitos como o nosso Pai celestial é perfeito. O homem-joio, ao ser queimado pelo fogo da consciência, que é o que mais queima, no cadinho (crucibulum) da provação, acabará por revelar o ouro que na escória se esconde, a escória que ele transitoriamente é.”(Antonio de Macedo )



Consciência Quântica ou Consciência Crítica ?

“O advento da Física Quântica causou e tem causado enormes transformações na vida de todos nós. Nem sempre e nem todos estamos conscientes dos modos pelos quais uma revolução científica iniciada há cem anos pode nos afetar ainda hoje, mas provavelmente já ouvimos falar de seu impacto na evolução da própria Física e de toda controvérsia gerada pelas dificuldades conceituais de interpretação dos fenômenos quânticos. Seus efeitos, porém, se estenderam para além da Física, com desdobramentos importantes na Química, com a teoria de orbitais quânticos e suas implicações para as ligações químicas, e na Biologia, com a descoberta da estrutura do DNA e a inauguração da genética molecular, apenas para citar dois exemplos.

Mesmo conscientes disso tudo, estaríamos preparados para mais essa: para a possibilidade de que a própria consciência possa operar com base em princípios ou efeitos quânticos? Pois é o que andam conjecturando algumas das mentes mais brilhantes de nosso tempo... e alguns franco-atiradores também. A descoberta do mundo quântico, que tanto impacto teve nas ciências e tecnologias, ameaça agora envolver o "etéreo" universo da psique.

É preciso dizer desde logo que, na verdade, essa história não é assim tão nova. Desde o início de sua formulação, a Física Quântica apresentou uma dificuldade essencial: a necessidade de se atribuir um papel fundamental para a figura do observador (aquele que está realizando um experimento quântico). Isso decorre do fato da teoria quântica ser de caráter não determinístico, ou seja, trata-se de uma teoria para a qual a fixação do estado inicial de um sistema quântico (um átomo, por exemplo) não é suficiente para determinar com certeza qual será o resultado de uma medida efetuada posteriormente sobre esse mesmo sistema. Pode-se, contudo, determinar a probabilidade de que tal ou qual resultado venha a ocorrer. Mas, quem define o que estará sendo medido e tomará ciência de qual resultado se obtém-se com uma determinada medida é o observador. Com isso, nas palavras de E. P. Wigner, "foi necessária a consciência para completar a mecânica quântica".

A introdução de elementos subjetivos na Física Quântica, embora tenha sido defendida por físicos notáveis como von Neumann, além do próprio Wigner, é considerada altamente indesejável, tendo sido tentadas diferentes formulações para contornar esse problema que, aliás, é objeto de debate ainda hoje. Contudo, não é tanto esse problema de caráter epistemológico que se quer focalizar aqui, mas sim a possibilidade de que certos efeitos quânticos possam fazer parte do funcionamento do cérebro e estejam envolvidos na manifestação da consciência. Porém, antes de ir direto ao ponto, convém apontar alguns aspectos da dinâmica cerebral mais aceitos atualmente.

De forma resumida, pode-se dizer que as descrições mais convencionais apontam a consciência como sendo uma propriedade emergente das atividades computacionais realizadas pelas redes de neurônios que constituem o cérebro. O cérebro é visto essencialmente como um "computador" para o qual as excitações neurais (correspondentes à atividade sináptica) seriam os estados de informação fundamentais (equivalentes aos bits). A partir dessa visão, certos padrões de atividades neurais teriam estados mentais correlatos, sendo que oscilações sincronizadas no tálamo e no córtex cerebral produziriam uma conexão temporária dessas informações e a consciência surgiria como uma propriedade nova e singular, emergente da complexidade computacional das redes neurais atuando em sincronia.

Em geral, os enfoques quânticos não excluem o funcionamento do cérebro através de redes neurais (seria negar o óbvio), mas consideram que complexidade somente não explica tudo e situam efeitos quânticos como centrais para a descrição da emergência ou geração do eu consciente. Aliás, alguns desses modelos negam que consciência seja uma propriedade emergente de redes neurais operando além de um certo nível crítico de complexidade, mas consideram que a dinâmica cerebral, na verdade, organiza e faz aflorar algo que já é uma propriedade intrínseca da natureza.”

- Roberto Covolan



Referências bibliográficas utilizadas:

· Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel

· Mensagem das Estrelas – Max Heindel

· O Desafio do Destino – Thorwald Dethlefesen

· A Doença como caminho – Rüdiger Dahlke

· A Teia da Vida – Fritjof Capra

· La Arte de Sanar – Dr. Ivan Pasquali - Internet

· Filme : Ponto de Mutação – Fritjof Cappra

· Antonio Macedo- Cineasta português, Probacionista em Portugal vide :

http://paginasesotericas.tripod.com/regresso.htm

· Física Moderna – Mito e Ciência – Roberto Covolan

· Bíblia Sagrada –

Nenhum comentário: