ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

29.11.08


Os exercícios de respiração


Dentre as várias práticas que constituem a ciência do yoga na Índia antiga, os exercícios de respiração, também conhecidos por Pranayamas, recebem uma atenção especial para os processos de purificações e para a melhoria na saúde do indivíduo, em geral.
Foi descrito pelo filósofo Patañjali, em seu Yoga Sutra (um famoso tratado do yoga), os oito passos para o praticante atingir o estado de Samadhi – a iluminação da consciência. Dentre estas oito categorias, a quarta etapa para tal feito seria o domínio da respiração.
O ato de respirar é tão natural, que muitas vezes não nos damos conta da importância de sua correta execução. Acredita-se que, se respirássemos de forma profunda e consciente, nossa vida seria muito mais longa...
A respiração correta é feita pelas narinas, pois assim se faz a polarização energética através dos canais de energia que percorrem toda nossa coluna, os quais culminam em nossas narinas. Quando feita pela boca, em alguns exercícios específicos, tem-se o objetivo de ativar alguns órgãos ou Chakras.
Muitas vezes o praticante não gosta, ou não tem paciência de executar os exercícios de respiração, pois estes atuam muito no corpo emocional, retirando os traumas emocionais, registrados principalmente no tórax e nas vias respiratórias. Tais processos são dolorosos de serem trabalhados, requerem disciplina e força de vontade do praticante! Para a medicina Ayurvedica, um desequilíbrio no aparelho respiratório está relacionado a um desequilíbrio emocional. Este pode relacionar-se à carência afetiva, a medos em relação à aceitação ou à rejeição afetiva e a dificuldades em lidar com o impulso da sexualidade.
É a partir destas concepções, um pouco resumidas, que deixo aqui descritas algumas técnicas respiratórias, cuja execução pode ser feita a qualquer momento de forma tranqüila, consciente!

Boa sorte, meus amigos!

OM SHIVA!


1) Respiração completa e com retenção

· Inspire lenta e profundamente pelas narinas, expanda abdômen e tórax, enchendo os pulmões de ar completamente. Encha-os primeiramente na parte baixa, depois média e depois alta e retenha o maior tempo possível. Precisando expirar, expire também pelas narinas lenta e profundamente, relaxando o tórax e contraindo um pouco o abdômen. Retire todo ar dos pulmões, primeiramente na parte alta, depois média e depois baixa, retendo com os pulmões vazios o maior tempo que conseguir. Repita várias vezes.
· Benefícios: Aumenta a capacidade pulmonar em alto grau. Acalma profundamente a mente e as emoções.

2) Respiração pela boca e expiração pelas narinas

· Com os lábios entreabertos, dentes cerrados, a língua atrás dos dentes, faça uma inspiração pela boca, fazendo um leve ruído com a passagem do ar por entre os dentes. Expanda abdômen e tórax, enchendo os pulmões de ar completamente. Encha-os primeiramente na parte baixa, depois média e depois alta. Feche os lábios e retenha o maior tempo possível. Antes de expirar engula a saliva e expire lenta e profundamente pelas narinas e retire todo ar dos pulmões, primeiramente na parte alta, depois média e depois baixa. Repita o exercício várias vezes.
· Benefícios: Refresca as vias respiratórias e todo o organismo, relaxando-o. Combate insônia e stress mental.

3) Respiração pela boca e expiração pelas narinas II

· Faça o mesmo exercício anterior, mas na inspiração coloque a língua para fora e em forma de calha (em forma de “U”) e com os lábios arredondados.
· Benefícios: os mesmos do exercício anterior.

4) Respiração quadrada

· Execute as quatro fases da respiração em um mesmo tempo, o qual você irá contar mentalmente: 1. Inspire lenta e profundamente pelas narinas, expanda abdômen e tórax, enchendo os pulmões de ar completamente e, ao mesmo tempo, conte mentalmente até dez. 2. Retenha agora com os pulmões cheios, mantendo abdômen e tórax expandidos e conte até dez. 3. Expire pelas narinas lenta e profundamente, relaxando o tórax e contraindo um pouco o abdômen e, ao mesmo tempo, conte mentalmente até dez. 4. Retenha com os pulmões vazios e mantenha o abdômen um pouco contraído, contando até dez. Repita várias vezes a seqüência.
· Benefícios: É um excelente exercício para concentrar a mente e retirar as tensões emocionais. Traz equilíbrio, harmonia e integração. Aumenta o autodomínio físico e psíquico.

Nenhum comentário: