ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

30.11.08

XAMANISMO E TEORIA QUÂNTICA.



XAMANISMO E TEORIA QUÂNTICA.
Autor: Martha Follain.

Colonizada pelos russos no século XVI, a Sibéria é o berço do xamanismo clássico. Mais de 50 tribos , divididas em 3 etnias principais, praticavam os rituais como religião.
Em 1672, o padre Avvakum Petrovitch , da Igreja Ortodoxa Russa, publicou seu livro de memórias “Vida”, um importante marco da literatura de seu país. Um dos trechos mais impactantes da obra é a descrição de seu encontro, durante um período de exílio na Sibéria, com uma figura completamente exótica aos olhos de um russo civilizado: um xamã .
Mircea Eliade, romeno, historiador das religiões e considerado o maior estudioso do xamanismo, em seu livro “Xamanismo e as Técnicas Arcaicas de Êxtase”, na década de 50 (1950), explica que a palavra “xamã” vem do dialeto “tungus” , da palavra “saman” , aparentada com o termo sânscrito “sramana” , que significa “homem inspirado pelos espíritos .”
O relato do padre Avvakum fez tanto sucesso entre os russos que, a partir da publicação de seu livro, descrever rituais xamânicos tornou-se comum entre os que viajavam pela Sibéria.
E, o que é xamanismo ? O xamanismo, provavelmente, é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade , nascido nas tribos da Sibéria – entre os povos “tungus” – espalhando-se pelo mundo: Patagônia, China, Escandinávia, Austrália e África.
Muitos autores reconhecem no xamanismo, a raiz pré-histórica de todas as religiões – é o que afirma o antropólogo americano Weston La Barre.
E, o que não se pode refutar é que, em toda parte do Planeta são observados rituais e crenças idênticas ou semelhantes às dos xamãs siberianos. Eles tratavam os doentes (sua principal função), previam o futuro, negociavam com a própria Natureza condições melhores de clima, caça e fertilidade.
Já no início da humanidade, os hominídeos , ao observarem os ciclos da Natureza e suas manifestações, muito provavelmente, sem o saber, estabeleceram uma ponte com o macrocosmo, com o Universo.
O xamanismo é um conjunto de crenças ancestrais que, resgata a relação sagrada do homem com o Planeta. O antropólogo americano Michael Harner (que em 1960 foi iniciado xamã nos Andes equatorianos), define-o como “uma grande aventura mental e emocional.” O xamã estabelece contato com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, equilíbrio, saúde, paz e tranqüilidade. Segundo a visão antropológica, xamã é o curador, o sacerdote da tribo que “viaja” por diversos mundos para obter informações para poder ajudar as pessoas.
Talvez, a melhor definição de xamã seja a de Mircea Eliade : “xamã é alguém capaz de abandonar seu corpo e viajar entre os mundos.” A principal característica xamânica, segundo ele, é o estado de transe – com detalhes que o distinguem de outros arrebatamentos místicos. Trata-se de um estado alterado de consciência controlado , no qual o xamã entra e sai à vontade e, mesmo em transe, se mantém no controle, não sendo possuído pelos espíritos com os quais se relaciona. Porém, há uma curiosidade, envolvendo o estado de êxtase dos xamãs: experiências realizadas no laboratório do Monroe Institut, nos Estados Unidos, demonstraram que, o estado alterado de consciência dos xamãs, foge dos padrões até aqui conhecidos, em relação à freqüência das ondas cerebrais para estados meditativos: ondas alfa e ondas teta:
Alfa - Entre 7 e 14 ciclos por segundo está a faixa alfa de atividade cerebral. É nesta faixa que ocorrem os sonhos e as fantasias. A hipnose também acontece aqui.
Teta - Entre 4 e 7 ciclos por segundo está a faixa teta. Todas as experiências emocionais são registradas aqui. Essa também é a faixa em que acontece a regressão de memória.
Os xamãs não operam nem em alfa nem em teta mas sim, num estado de hiperconsciência, onde se manifestam ondas gama, de amplitude e freqüencia elevadas : em torno de 60 ciclos por segundo. Neuropsiquiatras veriam aí, tendências psicóticas, já que, o que se sabe é que ondas que excedam 22 ciclos por segundo (ondas beta – de 14 a 22 ciclos por segundo) são consideradas uma anomalia, levando a pessoa a entrar num estado de histeria aguda. Quando estamos em estado de vigília e realizando as tarefas cotidianas, o cérebro opera nessa faixa: de 14 a 22 ciclos por segundo, na faixa de freqüencia Beta – que é a da mente consciente.
(As freqüências inferiores a 4 ciclos por segundo levam a pessoa à total inconsciência, que é o estado de sono profundo).
O xamã é definido como “aquele que voa”, e o xamanismo é a prática do êxtase. Para chegar a esse estado, o xamã utiliza “técnicas arcaicas de êxtase” – a mais conhecida delas é a música (sessões de canto e dança ao som repetitivo do tambor ou chocalho); outros métodos incluem combinações de jejum, isolamento, privação sensorial (como a reclusão em uma caverna escura) e o mais polêmico deles – o uso de plantas e fungos psicoativos.
Pode-se apontar no xamanismo, o crucial papel dos animais: no plano inicial, animais e seres humanos não se diferenciavam, eram como uma única entidade.
Os xamãs acreditam que os animais são nossas entidades- guias , parceiros da Criação. Estão sempre no interior de cada ser humano , agindo sem que este o perceba .
Mas, seja qual for o método que o xamã pratique, usando psicoativos ou não, o que surpreende a comunidade científica é que os rituais promovem curas. A resposta de que seria por sugestão, não satisfaz mais os pesquisadores.
A teoria quântica e seus paradigmas, que eliminaram as fronteiras entre matéria e energia, espaço e tempo, corpo e mente, é apontada por muitos físicos como uma explicação das curas xamânicas: segundo a teoria quântica o mundo funciona como um holograma (imagem tridimensional onde cada célula contém as informações do conjunto completo). Da mesma forma, cada partícula de matéria traz dentro de si todo o Universo. E, a mente humana tem a capacidade de interferir nessa partícula ínfima, quando liberta-se de seu limite racional-analítico, como ocorre nos estados de transe.
Michael Talbot, físico, autor de “O Universo Holográfico” afirma:
“A idéia do corpo físico como apenas um nível a mais no campo energético humano, semelhante a um holograma formado pela aura, pode explicar os poderes curativos da mente e o controle que ela exerce sobre o corpo em geral.”
O modelo holográfico de David Bohm (físico inglês), sugere que todos os elementos estão intimamente ligados no Universo. “ Por tudo o que sabemos hoje, não é mais possível tentar conhecer a realidade a partir de apenas um modelo. Devemos reconhecer que existem muitos modelos de realidade a serem compreendidos.” E, isso implica uma pluridimensionalidade – e o xamanismo sempre trabalhou com a inclusão de outras dimensões, além das 3 conhecidas.
Bohm, dizia nos últimos anos de sua vida que o holomovimento representa uma nova ordem que começa não nos campos de energia ou nas partículas elementares mas, antes numa totalidade indivisa da realidade. E, assim sendo, a maneira de perceber o Universos dos xamãs, encontra ecos na física quântica. Existe uma correlação fundamental, religando tudo que há. Os xamãs percebem o Universo de uma maneira bem mais ampla que aquelas propostas pelos modelos mecânicos do paradigma newtoniano-cartesiano. Eles não apreendem a realidade numa relação de causa e efeito: a realidade é para eles, como uma teia de aranha, uma rede próxima das interconexões observadas nos modelos da física quântica.
A física quântica, na realidade, redescobre conceitos muito antigos. Alguns físicos quânticos chegam a concluir que a matéria não poderia existir sem uma consciência para percebê-la.
E, não é à toa que, rituais xamânicos estão acontecendo em alguns hospitais norte-americanos, promovendo curas e a perplexidade da comunidade médica: Centro Médico Fitzsimmons em Denver, no Colorado; Arctic Medical Research (relatórios de Young Ingram e Schwatz); etc.

Com certeza, existem outras hipóteses para explicar como funciona o transe curativo. Mas o fato é que, ainda conhecemos muito pouco sobre o cérebro humano (como atestam a neurologia, as neurociências, etc..) e que, talvez, só mais adiante, no futuro , seja possível encontrar explicações – o mistério das curas xamânicas ainda está longe de ser decifrado.
Mas, no mundo inteiro, um número cada vez maior de pessoas e de povos despertam para a memória coletiva de suas culturas e para a tradição xamânica. Hoje, com as ameaças de guerras biológicas, crimes ecológicos, crueldade contra os animais, extinção de várias espécies de animais e de plantas, violência, doenças, poluição das águas, aquecimento global, fome, derretimento das calotas polares, etc., surge do inconsciente coletivo a força do arquétipo do xamã curador. O caos atual ativa o arquétipo do xamã primordial, que retorna para “acordar” a humanidade e curar a Mãe Terra. A existência e a natureza da sabedoria em vigor há milênios, num tempo em que nossos ancentrais viviam em comunidades tribais, tem hoje inspirado e despertado indivíduos, herdeiros espirituais dessa tradição.
Despertam em várias partes do mundo, “novos xamãs” – surgem como os novos conscientizadores, curadores, terapeutas , professores e criadores, buscando soluções, propondo o desenvolvimento do lado direito do cérebro, conectado com o inconsciente.
Xamãs urbanos distribuem-se pelo mundo todo, promovendo o delicado funcionamento do psiquismo (ecologia interna), assim como sugerindo atitudes mais harmônicas para a preservação do que ainda resta do Planeta.
As batalhas estão em curso, novas perspectivas sendo exploradas, inusitadas direções propostas. Com o maior grau de abertura de consciência, maior a capacidade de decidir nossos destinos e os do Planeta. Cada ser humano, individualmente, pode alcançar o conhecimento xamânico interior, que é nossa herança comum. O caminho xamânico proporciona uma experiência direta, única, peculiar e pessoal, sem a intermediação de estruturas impostas por uma religião, seita ou doutrina. Depende de cada um resgatar e utilizar a sabedoria atávica e sagrada dentro de si – cada ser humano acordar e voltar a tornar-se vivo e eterno, em comunhão com a Mãe Natureza.
**********************************************************
Martha Follain:
Formação em Direito;
Formação em Programação Neurolingüística;
Formação em Hipnose e Regressão;
Formação em Terapia Floral de Bach – para animais e humanos.
CRT 21524.
TEXTO REGISTRADO NA BIBLIOTECA NACIONAL - DIREITOS AUTORAIS
Publicação autorizada, desde que os CRÉDITOS SEJAM CONSERVADOS E
FONTE CITADA: site “Florais e Cia” – www.floraisecia.com.br

Nenhum comentário: