ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

31.1.09

AS QUATRO FUNCOES DA MENTE


Aquilo que chamamos de mente, em yoga é dividido em 4 partes, cada uma com sua função específica.
O maior problema do praticante espiritual e a não coordenação dessas funções.
As quatro funções da mente são: Manas, Ahamkara, Buddhi e Chitta.
Para um maior entendimento, descreveremos brevemente os funcionamentos dessas quatro “partes” de nossa mente.

Manas

Manas é a mente inferior. É ela que interage com o mundo exterior, captando impressões sensoriais e informações. Por natureza, manas questiona e duvida, podendo causar-nos problemas se essa tendência for excessiva.
Manas executa com perfeição o papel de levar direcionamentos, mas não é quem toma as decisões chaves, que está a cargo de Buddhi.
Se as funções de Buddhi estiverem eclipsadas, Manas vai ficar pedindo por um direcionamento e por um bom direcionamento.

De maneira geral, Manas tende a seguir as “vozes” presentes no banco de memória das impressões, Chitta.
Uma boa maneira de coordenar o funcionamento de Manas é vigiar os pensamentos e sentimentos, sem auto-culpa ou auto-corrupção.
Manas não é o chefe, mas o supervisor que dá as ordens diretas aos sentidos cognitivos e ativos.



Chitta

Chitta é o banco de memórias, onde as impressões captadas pelos sentidos são armazenadas.
Se as funções de chitta não estiverem coordenadas, as incontáveis impressões armazenadas e que estão de forma latente tendem a se manifestar de maneira intensa, levando a nossa mente a agir em coisas não tão úteis.
Como a relação de Manas e Buddhi não estão coordenadas, as impressões latentes presentes em Chitta competem entre si na busca pela atenção de Manas, e na maioria das vezes conseguem com que Manas direcione suas informações, em vez das informações provenientes de Buddhi.
{mospagebreak}

Digamos que a mente é como um lago. Chitta seria o depósito de poeira que entra em contato com a superfície do lago e decanta até se acomodar no leito do lago. Quando a água do lago se agita (quando manas pede uma instrução) os detritos se levantam do leito turvando a água (ações executadas por Manas tendo por base as impressões dos sentidos e referenciais armazenados em Chitta).

Uma boa maneira de testemunhar o funcionamento de Chitta é ficar atento a pensamentos que surgem como uma onda sem causa aparente, por exemplo: uma música que surge “do nada” em sua cabeça, a lembrança de algo sem conexão aparente com a “realidade” ao seu redor.
Percebendo essas emanações fica mais fácil o controle e coordenação de Chitta com as outras funções da mente.


Ahamkara – o Ego


Ahamkara é o senso de individualidade, do Eu. É a entidade que se sente como separada.
Ahamkara nos identifica com nossas funcionalidades, mas no entanto também nos trás a sensação de separação, de sofrimento e alienação.
Ahamkara é a entidade que se apodera das experiências vividas. Ele é como uma onda de extrema força que declara “Eu Sou” (Swami Rama)

Uma boa maneira de perceber o funcionamento do Ego é estar ciente de que cada pensamento está acompanhado do sentimento de gosto ou desgosto. Uns produzem aversão maior e outros, menor aversão.
Perceber essa relação de gosto/desgosto é muito importante.

Comece a praticar o controle do Ego pelos sentimentos que tem uma força de menor intensidade.
Ao contrário do que costumam dizer os espiritualistas de maneira geral, o Ego não deve ser aniquilado ou destruído. Ele deve ser conquistado. E através do amor, e não da força.

O Ego da filosofia yogue é, por exemplo, o manequim e não as roupas colocadas nele. Já para o ocidental o ego são as roupas.
Sendo assim, podemos perceber que o Ego tratado na filosofia do yoga é algo muito importante, pois ele é uma espécie de interface entre a consciência e a mente. Sem ele a nossa consciência não conseguiria atuar nesse plano de existência.
O Ego é importantíssimo. O egoísmo (isso é meu) e o egotismo (eu sou o melhor) não.


Buddhi


Buddhi é a mente superior, o aspecto mais elevado da mente.
Buddhi tem a capacidade de decidir, julgar e de fazer discriminações cognitivas e diferenciações. É através de Buddhi que podemos escolher o melhor caminho entre dois cursos de ação e se Buddhi estiver funcionando de maneira clara, Manas irá aceitar o direcionamento.

É Buddhi quem tem que ser o “tomador de decisões”. Temos que cultivar Buddhi, caso contrário, Manas irá seguir os direcionamentos de nossos desejos e impressões armazenadas em Chitta.
A função de discriminar de buddhi é extremamente importante, pois se bem utilizada poderá nos mostrar os opostos com clareza. Ai, com o uso do discernimento, fundamentamos a percepção (por que isso é x? por causa “disso, disso e disso”), aumentando a probabilidade de nossa escolha ser a mais sábia.

No entanto, a mesma capacidade de discriminar acentua até certo ponto a nossa sensação de separatividade, vendo dualidade onde há unidade.
Uma das maneiras de perceber a ação de buddhi é a identificação do que chamamos “intuição”. Geralmente essa intuição é um direcionamento enviado por Buddhi à Manas, mas como não estamos acostumados a ter certeza de nada (pois a natureza de manas é a dúvida), rechaçamos essa intuição na maioria das vezes.


Finalizando


A melhor maneira de coordenar as funções da mente é a constante observação dos pensamentos e sentimentos, atrelados a uma busca constante de associação da mente com a virtude e da meditação.
Não há formula mágica. Viver da melhor maneira possível, sem mascaras, ainda é o melhor remédio.


Our valuable member Enki has been with us since DATE_FORMAT_LC1.

Contact e-mail: enkibr@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, necessita do Javascript ativado para ser visualizado

Show Other Articles

Mantra: Om Namah Shivaya sob um novo prisma (DATE_FORMAT_LC3)
Karma e Reencarnação: A necessidade de um corpo (DATE_FORMAT_LC3)
O Fim ds Ilusão (DATE_FORMAT_LC3)
Somos Todos Um Só (DATE_FORMAT_LC3)
As escolas da Vedanta (DATE_FORMAT_LC3)

Nenhum comentário: