ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

4.3.09

O QUE É CONSCIENCIA ?


Vamos definir "consciência de um indivíduo " como sendo uma das formas de manifestação do espírito. É o sexto corpo (dos sete corpos da Teosofia) e esta identifica seu estado de compreensão e discernimento, referente à sua estada no corpo físico, na sociedade, no planeta e no Cosmo, neste momento, exatamente agora. Como esse indivíduo se percebe, a que acha que veio, o que pretende, o que está fazendo, como percebe as pessoas, o ambiente, o mundo à sua volta; seu estágio de conhecimento e experiência, seus valores. Só por essa definição, que por sinal é bem ampla (embora, admitimos isso, ainda incompleta), já é possível perceber quantos aspectos estão envolvidos naquilo que, às vezes, descuidadamente chamamos "consciência".


Uma trajetória de vida esbarra em uma infinidade de fatores, circunstâncias, acontecimentos, que atingem a pessoa de forma muito peculiar. Esse conjunto constitui a situação de experiência de vida do indivíduo, obviamente dentro do projeto que ele veio aqui desenvolver, nesta vida. Esse conjunto definirá a peculiaridade da vida de cada indivíduo, e definirá, portanto, sua trajetória particular. Essa trajetória poderá ser modificada desde que se consiga modificar a forma de percepção e de reação a esse conjunto de circunstâncias, o que acaba caracterizando o aprendizado pelo qual o indivíduo deve passar nesta oportunidade de existência.


COMO SERIA POSSÍVEL MODIFICAR A FORMA DE REAÇÃO DE UM INDIVÍDUO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS DA SUA VIDA?


De uma forma bastante simplista, poder-se-ia dizer que o estágio de compreensão e discernimento de uma pessoa pode fazê-la perceber as coisas de uma determinada forma, reagindo a elas de acordo com essa percepção. A partir da alteração desse estágio para um patamar de compreensão e discernimento ampliados (o que chamamos de Despertar da Consciência), ocorreria então uma mudança da reação às circunstâncias externas, bem como aos próprios sentimentos e experiências internas do indivíduo.


retirado http://www.gnosisonline.org/Psicologia_Gnostica/indexshtml



Nenhum comentário: