ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

24.7.09

A ENTREGA: CONFIANDO NO PODER ILIMITADO DE DEUS


A Entrega: Confiando no Poder Ilimitado de Deus

Independentemente do que ocorra, veja sempre o aspecto positivo: "não importa; esta situação rapidamente melhorará".

Pela graça de Deus, a esperança é algo que jamais me faltou. Nunca aceito o desânimo. Porém tive que me esforçar para desenvolver esta qualidade, e todos deveriam fazer o mesmo.

Algumas pessoas têm a tendência de olhar sempre para o lado sombrio dos acontecimentos. Sua reação diante de qualquer sinal ou circunstância é invariavelmente a negação, o temor, o pessimismo.

Analisa sua conduta diariamente, e se perceber que você se encontra pensando ou atuando desse modo, lembre-se de que está manifestando uma atitude inapropriada que destrói a paz, a felicidade e a vontade construtiva. Sim, é verdade que o mal existe no mundo; no reino da dualidade não poderia haver luz sem a escuridão, gozo sem pesar, saúde sem enfermidade, vida sem morte, porém concentrar-se constantemente no aspecto negativo é um insulto à alma e a Deus.

Jamais se entregue ao desânimo! Crie uma atmosfera de pensamentos positivos ao seu redor. Com relação à mente, diz-se que as atitudes são mais importantes do que os acontecimentos, e esta é uma grande verdade.

Se buscarmos a consciência do melhor de cada situação, essa posição positiva de ânimo e esse entusiasmo trabalharão como um maravilhoso estimulante para a mente, os sentimentos e o corpo inteiro. A atitude correta constitui uma ajuda para eliminar os obstáculos mentais e emocionais que nos afastam dos recursos divinos que nascem em nosso interior.

Yogananda nos deu um perfeito exemplo desta forma de pensar positivamente. Ele disse: Em meio a qualquer crise afirme com convicção: " Senhor posso vencer, porque Tu estas comigo." E logo coloca sua vontade em movimento em busca de uma solução. Você perceberá que o Poder Divino o ajudará de forma misteriosa. Enquanto atua com seu maior esforço, mantém sua mente em harmonia com a Fonte interior de força e orientação mediante a seguinte afirmação: "Seja feita a Tua vontade, não a minha." Aqui está o segredo.

As afirmações, como nos ensino o Mestre, constituem uma forma excelente de aproveitar o poder da mente.

Não pense em seus problemas; do contrário, você permanecerá estancado nesse nível de consciência. Pratica a meditação e as outras técnicas, e entregue totalmente o coração, a mente e a vida a Deus.

Quando relaxamos e acalmamos a mente através da meditação, começamos a nos aproximar dos níveis superiores da consciência, esta abóbada eterna aonde reside tudo que temos aprendido nesta vida e em nossas incontáveis encarnações passadas.

Quando conseguimos nos conectar com a supraconsciência - a visão intuitiva e onisciente da alma - , a sabedoria começa a impregnar nossa percepção e encontramos a solução do problema e a orientação apropriada.

Algumas pessoas esperam que Deus apareça entre as nuvens e lhes diga: "Meu filho faça isto, depois aquilo, e assim resolverá os seus problemas." Esta idéia é ridícula; Ele não virá a nós desse modo, e nem deveríamos desejar que Ele assim o fizesse. (...) Devemos utilizar todas habilidades que Deus nos concedeu para harmonizá-las com a Sua vontade. Pois como dizia o Mestre: "Senhor, eu raciocinarei, eu quererei, eu atuarei, porém guias Tu minha razão, minha vontade e minha atividade, para a coisa certa que devo fazer."

Deus deseja que utilizemos os poderes divinos que residem em cada um de nós, pois é desta forma que crescemos espiritualmente. Quando contemplo minha vida de modo retrospectivo e lembro meus primeiros anos no caminho espiritual, sinto um agradecimento por cada luta árdua que tive que me deparar, pois todas elas fizeram brotar em mim uma força, uma determinação e uma total entrega a Deus e a sua vontade, que eu não poderia tê-la desenvolvido de nenhuma outra forma.

Quando estamos enfermos ou atravessando por alguma crise, freqüentemente nos sentimos indefesos e acabamos por nos entregar. Porém saiba que enfrentar e superar os problemas é a essência da vida. Esse é o motivo pelo qual nos encontramos aqui; não para nos lamentar e nos desesperamos, mas sim para aceitarmos o que se apresenta e utilizá-lo como um meio para conseguirmos uma relação mais próxima com Deus.

Quando a adversidade o golpeia, não pense que isto é porque Deus o desamparou. Que insensatez! Se nesses momentos de provas você recorre a Deus com a confiança de uma criança, você O encontrará ao seu lado, talvez de uma forma muito mais tangível do que durante os momentos favoráveis de sua vida.

Não somos obrigados a seguir em nosso estado atual; nós não precisamos nos converter em "mobílias psicológicas" como dizia Guruji. Um "móvel" jamais muda. Se este permanecesse em sua forma original - uma árvore viva - prosseguiria crescendo e produzindo; porém quando sua madeira se molda na forma de uma cadeira ou uma mesa, deixa de desenvolver-se; simplesmente envelhece, se deteriora e acaba.

Para crescermos espiritualmente devemos tratar de nos reformarmos constantemente. A espiritualidade não é algo que se possa injetar do exterior, nem é uma "aureola" que possamos criar e colocar sobre as nossas cabeças; a espiritualidade provém do esforço contínuo, diário e paciente, assim como um simples sentimento de entrega ao Ser Divino, a luz de Deus não descerá repentinamente sobre nós para converter-nos em santos instantaneamente. Não! Se requer de um esforço diário para nos transformar e entregar o coração, a mente e a alma a Deus, tanto na meditação como na atividade.

(...) Tenho me dado conta de que o despertar mais profundo se apresenta para mim, quando me entrego a Deus; e você também comprovará que é assim. Enquanto buscamos alguma experiência emocionante na meditação, algum "milagre" tangível ou uma demonstração fenomênica, Deus não responderá. Recorre a Ele interiormente e afirme: "Senhor, eu lhe entrego meu coração. Não importa o que faças comigo. Venhas a mim ou não, só sei que te amo."Isso é amor divino. Nenhuma experiência humana pode ser comparada ao amor perfeito e a alegria que inunda a consciência quando em verdade nos entregamos a Deus. Esse é o estado de satisfação mais sublime que a alma pode conhecer.

Deus não tem favoritos neste mundo; Ele ama a cada um de nós tanto quanto ama Seus maiores santos. Porém eles recebem mais pela simples razão de que oferecem mais e são, portanto, mais receptivos.

Jamais temas a Deus, sejam quais forem os erros que tenha cometido no passado. Muitas pessoas se enforcam com poderosas cordas da culpa, do temor e da dúvida, e recorrem à ajuda de um profissional para conversar sobre seus complexos e desfazer-se deles. Se nossa fé é suficiente, podemos cultivar com grande facilidade essa comunicação com Deus. Ele é o verdadeiro pai e confessor a quem devemos levar nossos problemas. Ele nos conhece tal como somos; é impossível esconder Dele o mínimo que seja.

Com tudo Ele nos ama incondicionalmente porque somos seus filhos. Quando sentir o peso dos traumas emocionais negativos, entrega-os a Deus com profunda fé, dizendo-Lhe: "Pai. Bom ou mau, sou Teu filho. Ajuda-me a compreender melhor meu verdadeiro ser interior e fortalecer-me para que eu seja capaz de manifestar a perfeição inata de minha alma."

Esse sentimento de confiança e entrega a Deus resulta em uma relação tão doce com Ele, que as palavras não são capazes de descrevê-la. Só posso dizer que essa relação confere sentido a tudo que existe na vida.

Que imenso gozo nos invade quando a cada manhã, ao despertar e dirigir nosso olhar para o nosso interior, podemos dizer: " Mãe Divina, o que desejo hoje? Só anseio a Tua vontade. Guia-me!" Quando você desempenha seus deveres com essa atitude, você sente que a força e o amor inundam sua vida vindos desta fonte interior. Seu único desejo é: "Senhor, permita que meu coração seja um canal por onde flua Teu amor, mas não para atrair pessoas a mim, mas para Ti, a quem adoro, pois em todas as partes vejo como as pessoas precisam de Teu amor."

Nascemos neste mundo para viver deste modo. Aonde quer que Deus o coloque, faça tudo o que estiver ao seu alcance para manifestar uma atitude positiva e força mental interior, assim como, um sentimento de fé, confiança e entrega a Seus pés.

Conhecer Deus é muito simples. Relaxe e permita que Ele entre em sua vida. Este é o único propósito do caminho espiritual. Aceite cada experiência que se apresenta, considerando-a proveniente do Senhor, e trata de aprender a lição correspondente. Do contrário, seguirá cometendo os mesmos erros e equívocos, dia após dia, ano após ano, até o final de sua vida, e jamais você se dará conta do imenso tesouro de satisfação divina que reside em seu interior.


Por Sri Daya Mata

Tradução não oficial - extraído do livro de Sri Daya Mata, Finding the Joy

Nenhum comentário: