ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

18.11.09

PORQUE ESTAMOS PRESOS?


Por estarmos atolados na ilusão do apego ao ego, pensamos em termos de "meu corpo, minha mente, meu nome". Pensamos que possuimos essas coisas e cuidamos delas. Qualquer coisa que as prejudique, iremos atacar. Qualquer coisa que as ajude, nos apegaremos.

Todas as calamidades e perdas que vem daí são então referidas como consequências do apego ao ego. Já que essa é a fonte do sofrimento, é possível ver que na verdade isso é o inimigo. Nossas mentes que se apegam à ilusão do eu tem provocado angústia no samsara desde tempos sem início. Como isso aconteceu?

Quando cruzamos com alguém mais rico, culto ou com melhor situação, pensamos que essa pessoa está se exibindo e nos determinamos a fazer melhor -- ficamos com inveja, querendo colocá-la em seu devido lugar.

Quando aqueles menos afortunados pedem ajuda, pensamos: "Qual o sentido de ajudar um mendigo como esse? Ele nunca será capaz de retribuir. Nem vou me incomodar".

Quando encontramos alguém de status equivalente, que possui bens, queremos isso também. Se tem fama, também queremos ser famosos. Se estão em boa situação, desejamos para nós também.

Sempre queremos competir. Este é o porquê de não estarmos livres do samsara: é isso que cria os sofrimentos e danos que imaginamos serem infligidos a nós por espíritos ou outros seres humanos.




Dilgo Khyentse Rinpoche (Tibete, 1910 - Butão, 1991)"Enlightened Courage", cap. III




retirado:http://www.samsara.blog.br

Nenhum comentário: