Adesão de Thomas Edison à Sociedade Teosófica (1878).
Uma página não-publicada dos escritos alquimicos de Newton.
“Alguns cientistas encontraram na Teosofia a inspiração para as suas teorias. Teorias que mudaram, para melhor, a compreensão do homem e do universo e permitiram um enorme avanço. Este facto já deveria ter sensibilizado o estudante sério para fazer aquele raciocínio bíblico simplista – pelos bons ou maus frutos se reconhece a árvore. Os ataques de lobbies que defendem o poder e os seus benefícios pessoais, e prestam vassalagem ao que manda e tem influência política, não podem encobrir a verdade. Se a teosofia tem um impacto na ciência e mostra, na prova do tempo, um grau de rigor enorme, em questões fundamentais, deve ter uma origem acima do banal conhecimento humano, que é bastante transitório e falível. (...)
(...) A Teosofia, na sua vertente de Sofia ou Ciência Espiritual, assenta na experiência de Mestres genuínos, e um dia será a nossa própria experiência. Enquanto não a podermos experimentar por nós mesmos, como vamos distinguir entre o que é alucinação de supostos enviados de Mestres e o real? A regra é: procurar a universalidade e o que pode ser compatibilizado com o ensino universal e rever tudo através dos dados da Ciência profana, usando o discernimento.”
H.A. Costa, Teosofia Básica para um Novo Homem, STP
Uma página não-publicada dos escritos alquimicos de Newton.
“Alguns cientistas encontraram na Teosofia a inspiração para as suas teorias. Teorias que mudaram, para melhor, a compreensão do homem e do universo e permitiram um enorme avanço. Este facto já deveria ter sensibilizado o estudante sério para fazer aquele raciocínio bíblico simplista – pelos bons ou maus frutos se reconhece a árvore. Os ataques de lobbies que defendem o poder e os seus benefícios pessoais, e prestam vassalagem ao que manda e tem influência política, não podem encobrir a verdade. Se a teosofia tem um impacto na ciência e mostra, na prova do tempo, um grau de rigor enorme, em questões fundamentais, deve ter uma origem acima do banal conhecimento humano, que é bastante transitório e falível. (...)
(...) A Teosofia, na sua vertente de Sofia ou Ciência Espiritual, assenta na experiência de Mestres genuínos, e um dia será a nossa própria experiência. Enquanto não a podermos experimentar por nós mesmos, como vamos distinguir entre o que é alucinação de supostos enviados de Mestres e o real? A regra é: procurar a universalidade e o que pode ser compatibilizado com o ensino universal e rever tudo através dos dados da Ciência profana, usando o discernimento.”
H.A. Costa, Teosofia Básica para um Novo Homem, STP
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