ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

2.2.09

HATHA-YOGA E A ESSENCIA COMPLETA



Situe-se

A palavra ‘yoga’ deriva da raiz sânscrita ‘yuj’ e significa conectar, unir ou juntar (daí, resquícios fonéticos na Língua Portuguesa deram origem às palavras ‘conjugar’, ‘conjugue’). Com este conceito, entendemos que yoga é o processo que conduz à compreensão de nossa verdadeira essência e identidade. Em outras palavras, conectar ou unir a consciência individual externa à consciência individual original. Esse processo está inserido numa tradição cultural e filosófica milenar e tem como objetivo conduzir o praticante à auto-realização. Neste caminho incorpora-se e amplia-se a percepção do mundo, do relacionamento sensível com este mundo e com todos os seres que o habitam. Ao chegar a um estágio mais avançado de percepção, elimina-se a sensação de estar incompleto no mundo, na vida ou dentro de si mesmo.
Todos nós já tivemos alguma experiência parecida: aquela sensação de vazio e deslocamento do mundo; parece que nada faz sentido por mais que tentemos nomear, sentir ou experimentar; todas as referências parecem ter se dissolvido no tempo e a cada passo que damos sentimos como se caíssemos num precipício.
Os mais otimistas dirão: “É só um momento, uma fase na vida, tudo vai passar, não se preocupe.” Mas se você não procurar fazer algo sua vida ganhará cada vez mais um horizonte denso, sombrio e nebuloso. Neste momento, certifique-se de que você já está desenvolveu uma perspectiva negativa diante da vida. É preciso tomar uma atitude enérgica. Imediata.
Em sânscrito o antônimo da palavra ‘yoga’ é ‘ayoga’ e seu significado é claro: desconectado, desunido, incompleto. Neste estado perde-se qualquer referencial saudável ou seguro. A causa se deve à simples falta de consciência interior, consciência do Ser, e as conseqüências são drásticas: ansiedade, tensão, frustração, depressão, fobias e demais sintomas de um quadro progressivamente degradante. Entretanto, os antigos sábios e yogis sabiam como estabilizar internamente as influências sutis do mundo fenomenal e as sublimes experiências místicas do mundo interior através do sistema de yoga.

Conecte-se

Dentre os mais variados estilos e processos de yoga o Hatha-yoga é o mais conhecido e popularizado no Ocidente, e isto o torna acessível a qualquer pessoa interessada em conquistar seu equilíbrio físico e mental. Hatha-yoga é um sistema introduzido por Swatmarama Yogi em meados do século XV, na Índia. No final do século XIX esta modalidade de yoga difundiu-se intensamente fora do Antigo Continente. Sua prática visa especificamente saúde mental e física. Além disso, Hatha-yoga restabelece toda vitalidade perdida na interação diária a que estamos envolvidos, interação esta que consequentemente acarretara estresse, fadiga, angústia e depressão.
O Hatha-yoga é um caminho holístico que inclui disciplinas éticas, exercícios físicos de posturas, respiração controlada e prática de meditação. Ela deriva de um importante tratado conhecido como Hatha Yoga Pradipika, que é considerado um clássico do Hatha-yoga. Esta obra, compilada por Swatamarama Yogi é baseada em textos mais antigos, tal como Bhagavad-gita, Srimad-Bhagavatam e Yoga-sutra. Toda sua didática e metodologia resultaram da própria experiência prática de Swatamarama Yogi, que seguiu os preceitos estabelecidos pelas escrituras anteriores.
A palavra ‘há’ ‘tha’ nos dá uma idéia de energias opostas: positivo e negativo. Desse modo, o processo de Hatha-yoga busca o equilíbrio do corpo e mente através de posturas físicas, controle respiratório, relaxamento e meditação. No Ocidente, Hatha-yoga é visto como sinônimo de posturas (asanas). E muitos são os benefícios das posturas do Hatha-yoga, tais como desbloquear os campos energéticos do corpo sutil, o que diminui as dores e mau funcionamento dos órgãos devido à retenção de energia em determinadas áreas do organismo. Quando desbloqueada, esta energia flui por todos os canais prânicos do corpo, e dá mais vitalidade, entusiasmo e tranqüilidade mental.
Além dos asanas, outro importante veículo da prática de Hatha-yoga é o processo de respiração controlada (pranayama). ‘Prana’ é a energia vital ou a força da vida e ‘yama’ significa regular ou controlar o prana. Em outras palavras, pranayama visa utilizar e direcionar a força vital para a meditação e elevação espiritual. Além disso, os pranayamas geram força e uma infinidade de benefícios à saúde física e mental, e promove as condições favoráveis à prática da meditação. A estrutura básica do pranayama consiste em exalar (rechaka), inalar (puraka) e reter o ar (kumbhaka). As práticas mais avançadas de pranayama requerem a orientação de um instrutor qualificado, pois, segundo alguns mestres do yoga tradicional, a prática incorreta pode resultar em neurose, problemas adrenais e distúrbios de sanidade mental.
É de conhecimento geral que o Hatha-yoga, bem como qualquer sistema autêntico de yoga, visa transcender a consciência corpórea, embora no Hatha a metodologia utilizada baseia-se no fortalecimento do corpo físico. O motivo é que para se desenvolver o autoconhecimento é preciso se conhecer bem o corpo e seu funcionamento, bem como seus limites e necessidades. Após esta etapa é possível se conhecer com mais detalhes a mente e suas variadas manifestações de desejos e anseios. E, finalmente, conhecer a própria essência eterna que mantém a vida no corpo temporário. Assim, o processo de Hatha-yoga faz um trabalho de conscientização da realidade externa para a fonte interior do Ser.
Quanto à prática, os asanas devem ser praticados com consciência e concentração. O mesmo se aplica aos pranayamas, sempre respeite os limites do corpo e busque alcançar relaxamento e consciência do momento presente.
Atualmente encontramos centenas de posturas, das mais simples às mais complexas. Porém, originalmente, o Hatha-yoga era constituído de poucas dezenas de asanas clássicos praticados por yogis em períodos históricos remotos e registrados em escrituras como Srimad-Bhagavatam.

Surya-namaskara (saudação ao Sol)

O surya-namaskara é geralmente executado no início das práticas de Hatha-yoga e está totalmente vinculado a este. Nele, o praticante entra em harmonia com o aspecto mantenedor do Ser Supremo (Surya-narayana) e restabelece de maneira saudável seus centros de energia (chakras). Toda a seqüência do Surya-namaskara deve ser feita num estado de atenção interior, com consciência de cada movimento do corpo e da respiração, numa atitude reverencial (namaskara).
O Surya-namaskara desenvolve a musculatura do corpo e promove o alongamento não só da região periférica do corpo, mas também do tronco, o que permite manter a coluna vertebral saudável e com boa mobilidade nas diferentes articulações. Também massageia os órgãos internos e estimula o sistema respiratório, endócrino e circulatório. Sua prática atua também no corpo sutil, pois beneficia os chakras e a circulação da energia prânica. Ela também aquece o corpo e produz um estado de paz mental.
Deve-se dar preferência pela prática matinal, em jejum ou duas horas após a refeição. Por ser uma série estimulante, o Surya-namaskara não deve ser feito imediatamente antes de dormir.
Podem-se encontrar diferentes variações na condução do Surya-namaskara, mas basicamente existe uma seqüência típica do Norte da Índia, e outra do Sul. Mesmo assim, os cuidados com o corpo durante a postura são de suma importância. Deve-se adequar a postura ao corpo e não o contrario. É relevante dizer que toda prática de yoga tem como propósito trabalhar a consciência interior e, portanto, deve-se praticar com total consciência.

Realize-se

Atualmente o yoga já é aceito como uma arma eficaz contra os grandes males que arriscam afetar este século, os males da mente. Após saber dos benefícios alcançados pela simples prática de posturas e respiração controlada, procure um bom instrutor de yoga e inicie esta nova jornada em sua vida. Permita-se transformar-se e progredir rumo a um horizonte sempre em expansão. Viva a plenitude de seu Ser.

Om Tat Sat


Nenhum comentário: