ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

2.2.09

YOGA : UMA ANTIGA TECNICA ATUAL


YOGA: uma
Antiga Técnica Atual

Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

As Técnicas do Yoga

Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando um aspecto mais do que outro. As técnicas mais utilizadas são:

Ásanas: os exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões. Além disso, os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital. Em última análise, as doenças surgem quando esse fluxo não é adequado.

Pránáyáma: são os exercícios respiratórios. No ínicio, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Depois, eles atuam em nossas emoções auxiliando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pránáyámas também agem diretamente sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.

Yoganidra: aqui, aprendemos a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do nosso corpo. Depois, nos imaginamos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por praias paradisíacas, belas montanhas, campos floridos, etc. Tudo isso para que possamos sair da agitação do cotidiano e perceber outras formas de viver com mais tranqüilidade. A serenidade advinda desses momentos é deliciosa e permanece por vários dias.

Meditação: meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. Estamos sempre preocupados em conhecer tudo aquilo que está ao nosso redor mas nos empenhamos muito pouco em descobrir o que acontece dentro de nós: como lidamos com os fatos da vida, como pensamos, como sentimos, quais nossas verdadeiras aspirações. A meditação nos oferece a possibilidade de nos conhecermos mais profundamente.

Quais os Efeitos do Yoga?

O Yoga atua em todos os níveis do nosso ser: físico, mental e emocional. Mas o que torna o Yoga único é o fato dele não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. Ele coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos. As costas, peito, sistema digestivo e pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios e o resultado é que o processo de enrijecimento devido à inatividade, o cansaço, a postura incorreta e o envelhecimento é revertido. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão do cotidiano.

O Que é Necessário para Obter esses Efeitos?

Diferente do que muita gente pensa, não é necessário acreditar em nada exótico para praticar Yoga e receber seus benefícios. Tudo o que você precisa é praticá-lo com regularidade e empenho. A constância no Yoga opera verdadeiros milagres em nosso corpo e em nossa vida. Os exercícios são simples e você os conquista gradualmente, respeitando o seu ritmo próprio.

Pergunta Freqüentes que nos Fazem.

O que é Yoga?
O Yoga (pronuncie Yôga, com ô fechado) é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. Juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade, o Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior.

Quais os efeitos da prática do Yoga?
Os efeitos do Yoga são muitos: desenvolve o tônus muscular, alonga a musculatura devolvendo agilidade ao corpo, amplia a capacidade pulmonar, fortalece o sistema cardiovascular, reduz o estresse, aperfeiçoa a postura, melhora a circulação, aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal. Esses efeitos dependem da regularidade com que você pratica. Embora levem alguns meses para se manifestarem, esses benefícios lhe acompanharão por toda a vida.

Qual é o tipo de Yoga ensinado no Aruna?
No Aruna temos o Power Yoga, Ashtanga Yoga e o Yoga Tradicional. A prática de Yoga Tradicional tem um ritmo mais tranqüilo, de acordo com as possibilidades individuais. A flexibilidade e a redução de tensões é o foco dessa modalidade. A reeducação respiratória e relax auxiliam no combate ao estresse. É a melhor opção para os iniciantes e pessoas com qualquer tipo de limitações físicas (problemas de coluna, coração, etc.). Assim, você começa de uma maneira tranqüila e, quando se sentir pronto, poderá passar para as práticas mais fortes.
O Power Yoga é uma técnica vigorosa, desafiante e agradável. Uma combinação única de movimentos fortes e fluidos acoplados a uma respiração dinâmica. A prática é tridimensional pois trabalhamos o corpo, a respiração e a consciência. O enfoque principal é o equilíbrio entre exercícios musculares e de flexibilidade produzindo um corpo harmonioso e ágil. As técnicas de relaxamento e meditação também estão presentes aprimorando o intercâmbio entre corpo-mente-emoções.
O Ashtanga Yoga ou Ashtanga Vinyása Yoga é o método ensinado pelo mestre indiano Sri Pattabhi Jois e consiste em seqüências fixas nas quais o Power Yoga se inspirou. É uma prática para aqueles que já experimentaram o Power Yoga e querem algo mais avançado.

O Power Yoga é indiano?
Sim. O Power Yoga é uma forma de Hatha Yoga baseado no Ashtanga Vinyása Yoga, ensinado por Sri Pattabhi Jois em Mysore e no Iyengar Yoga, ensinado por Sri B.K.S Iyengar. A combinação dessas duas técnicas produz um Yoga desafiante e dinâmico.

Como são as aulas?
Em geral começamos com movimentos suaves para despertar o corpo, passamos para as seqüências de “Saudação ao Sol” que aquecem músculos e articulações e aumentam a resistência física. Em seguida trabalhamos os ásanas, posições do Yoga. A respiração acompanha cada movimento, aumentando a intensidade da prática e mantendo o calor necessário para alongar e alinhar músculos e articulações. A aula termina com o relaxamento e a meditação, nos colocando num estado de serenidade e bem estar indescritível.

Quantas vezes por semana devo praticar?
O melhor é praticar todos os dias mas nem sempre isso é possível. Duas práticas por semana produz um resultado bom em médio prazo. Praticando três ou quatro vezes na semana, você fortalece e energiza seu corpo muito mais rapidamente, o que lhe deixará estimulado a continuar a prática. Regularidade é fundamental para obter resultados, portanto, não falte nas práticas.

E se eu não conseguir fazer todos os exercícios?
Nenhum de nós consegue fazer todos os exercícios. Se você ficar perdido durante a prática, pare por um momento e observe as pessoas que estão ao seu lado. É comum, nas primeiras semanas, ter alguma dificuldade pois não estamos familiarizados com os exercícios. Após algumas práticas, você será capaz de acompanhar perfeitamente as instruções do professor.

Mas e se eu não puder nem mesmo tocar os pés?
Para começar a praticar Yoga, a única coisa que você precisa é de uma mente flexível. Com tempo e paciência a flexibilidade virá. O mesmo podemos dizer em relação à força. No Power Yoga trabalhamos dentro dos limites de cada um e nosso principal objetivo é desenvolver a aceitação em relação ao corpo. É a partir da aceitação que poderemos crescer na prática e expandir nossos limites.

Posso comer antes da prática?
É melhor não. Dê um intervalo de pelo menos duas horas entre uma refeição e a aula. Opte por comer uma fruta ou algo leve se for necessário se alimentar antes de praticar.

O que devo vestir para praticar?
Use roupas leves e próprias para exercícios. Uma camiseta com bermuda, short ou calça de moletom é suficiente e praticamos com os pés descalços. É importante que a roupa seja confortável e visualmente agradável. Isso aumenta nossa vontade de praticar.

Por que as janelas ficam fechadas durante a prática?
As janelas fechadas ajudam a manter o calor gerado pela respiração e pelos movimentos. Esse calor produz a queima de toxinas em nossos órgãos e tecidos. Se as janelas ficarem abertas e começar a ventar podemos perder todo o trabalho da aula. Também, alguém poderia se resfriar por estar com o corpo aquecido e receber uma corrente de ar fria.

Pode-se tomar água durante a prática?
Sim, mas não recomendamos. Além de ter de parar a prática para beber, você também terá uma perda de calor ao ingerir água. Lembre-se, o calor é parte integrante de nossa prática. Só beba se for inevitável.

Preciso de algum material especial para fazer Yoga?
Se você tiver seu próprio mat (tapetinho) traga-o para a prática. Se não tiver use uma toalha para colocar sobre o mat que fornecemos. Uma toalha de rosto também é recomendada para enxugar o suor se for necessário. Traga também o Power Yoga Eye Bag para o relax. Esse saquinho de tecido com grãos que colocamos sobre os olhos é um grande instrumento que reduz a luminosidade e aprofunda o relaxamento, deixando a mente quieta e serena.

O que significa NAMASTÊ?
NAMASTÊ é o cumprimento em sânscrito que usamos no final da prática e significa “a minha essência saúda a sua essência”. Essa saudação invoca a percepção de que todos compartilhamos da mesma essência, da mesma energia e, portanto, não há distinção ou competitividade entre os praticantes. O Yoga nos ensina a ver nos outros um reflexo de nós mesmos: alguém que também chora, ri, sofre e ama como nós. Assim, desenvolvemos a compaixão e a conexão com tudo o que nos rodeia.

E se eu precisar chegar alguns minutinhos atrasado?
É fundamental que você chegue no horário. A prática tem uma estrutura que ajuda a preparar o corpo antes das posições. Além disso, nos primeiros minutos da prática procuramos criar um ambiente adequado para que a mente se estabilize e sua consciência aflore. Se você perder dois ou três minutos, já estará comprometendo sua prática, pois seu corpo não estará no mesmo rítmo dos demais, sua mente estará dispersa e você poderá forçar demasiadamente.

As aulas de meu cartão que não forem usadas num mês podem ser transferidas para o mês seguinte?
Não. É importante que você observe a data de validade de seu cartão. As aulas que não forem feitas até essa data serão perdidas. Mas isso é difícil de acontecer já que dispomos de tantos horários e você pode freqüentar qualquer um deles.

Quem dirige o Aruna Power Yoga?
O Prof. Anderson Allegro, biólogo e Prof. de Yoga há mais de 18 anos. Ele praticou Ashtanga Yoga com Baptiste Marceau, da França, no estilo de Sri K. Pattabhi Jois e Power Yoga com Bryan Kest (Los Angeles). Estudou também com Leeann Carey do Planet Yoga de Hermosa Beach, Los Angeles. Participou da 3a. Conferência de Yoga dos Professores da Califórnia e da Second Southwest Yoga Conference, em Austin (Texas). Ministrou curso e palestra de Ashtanga Yoga no evento "Yoga - Força, Flexibilidade e Consciência" promovido pelo SESC- Consolação (Setembro de 1999). Tem dado palestras de temas variados no Encontro de Yoga de Florianópolis - Yoga Sangam (2000, 2001, 2002). Viajou pela Índia várias vezes pesquisando o Yoga e o Sistema Ayurvêdico. Ministra o Curso Livre de Formação de Instrutores de Power Yoga e Sistema Ayurvêdico de Saúde entre outros. Hoje, é diretor executivo da Aliança do Yoga, entidade que congrega professores de diversas linhas de Yoga.

Que outros cursos posso fazer no Aruna Power Yoga?
Nós temos vários cursos que acontecem durante o ano. O principal deles é o Curso Livre de Formação de Instrutores de Power Yoga, que prepara profissionais para ensinar essa técnica. Temos ainda workshops sobre Sistema Ayurvêdico de Saúde (medicina indiana), meditação, reeducação respiratória, filosofia hindu, ginástica facial, Magnified Healing (Cura Magnificada), etc. Fique atento à programação no quadro de avisos ou no nosso site.

Agora, Vamos Começar!

Escolha uma das técnicas que apresentamos e experimente praticar os exercícios em casa. Como você estará praticando sozinho, é importante esclarecer que esses exercícios são recomendados para pessoas em boas condições de saúde. Em caso de dúvida, peça a orientação de seu médico. Esses exercícios também não substituem nenhum tipo de tratamento médico, embora eles representem um grande apoio para a manutenção da saúde física e mental.

retirado http://www.yogasite.com.br/yogasite/yoga.htm



Nenhum comentário: