ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

31.7.09

PRINCIPIOS DA PSICOENERGETICA



O que é a Psicoenergética?
É uma abordagem de psicoterapia integral desenvolvida com base na psicologia junguiana. Tem como ponto de partida a percepção de psique e corpo como dois aspectos distintos mas inseparáveis do ser humano que ambos revelam um ser único.

O princípio central da Psicoenergética é seguir e responder, de forma flexível, ao fluir do processo energético que se desenvolve espontaneamente. O método a escolher para acompanhar este processo é determinado sempre pela ressonância da terapeuta com a expressão mais intensa do/da cliente no momento presente.

A diversidade e individualidade dos sinais energéticos de cada pessoa exigem uma variedade de métodos terapêuticos. A abordagem psicoenergética integra, entre outros, elementos da Psicologia Analítica, da terapia Gestalt, do Psicodrama e do Voice Dialogue.


retirado: http://psicoenergetica.info/pt/oque.html










Princípios da Psicoenergética


Sinais Energéticos


Existe uma instância de crescimento em nós, uma inteligência que transcende o saber limitado do nosso ego racional. Aí estão registadas também as nossas feridas e onde o nosso desenvolvimento ficou interrompido por falta de resposta adequada às nossas expressões e necessidades. Os impulsos vitais que partem desta instância exprimem o nosso ser autêntico e orientam o nosso crescimento e a integração de todas as nossas facetas e capacidades individuais.
Estes impulsos espontâneos, chamados sinais energéticos, que apresentam uma grande intensidade energética, podem ser gestos, impulsos de movimento, auto-contacto espontâneo, mudanças de postura ou de respiração, sensações físicas, imagens, sonhos, lembranças, palavras, frases ou qualquer outra forma de expressão do ser humano.
Os sinais energéticos apresentam dois aspectos: por um lado apontam para algo novo, ainda não vivido, que nos corresponde exactamente neste momento e que vitaliza todo o nosso ser; mas existe neles também uma força inibidora, uma anti-tendência forte que faz com que permaneçam inconscientes e despercebidos, por nós e pelos outros.
Surgem em sítios do nosso ser que ficaram exilados e temidos, onde o fluir da nossa energia vital é repetidamente interrompido.


Consciência Sentida

A consciência sentida (feeling conscience) que é transmitida na Psicoenergética é diferente da nossa consciência reflectiva habitual que implica um certo distanciamento observador e uma fragmentação da nossa percepção. A consciência sentida significa um sentir físico e emocional atento, receptivo e diferenciado, sem distância de si próprio.
Os nossos julgamentos e as interpretações habituais da situação e do nosso problema perdem algo do seu poder. Descontraímos o controlo mental e escutamos com todo o nosso ser o fluir da vida em nós que se revela agora de forma imprevisível e surpreendente.
A atenção periférica e contínua às nossas sensações físicas ajuda-nos a chegar ao momento presente e ficar nele, mesmo no meio de emoções intensas e pensamentos absorventes. Na consciência sentida, a atenção não está fixada e concentrada num único ponto como acontece na consciência reflectiva. Centramo-nos de forma flexível num ponto intenso mantendo ao mesmo tempo a noção do espaço à volta.
É o sentir consciente e não o processo reflectivo que nos traz sentido e confiança na vida. A própria pergunta do porquê da vida desaparece na entrega a algo que transcende todos os conceitos, identidades, mapas e planos lógicos. Somos este mistério!


Ressonância

Através da consciência sentida, centrada menos no processo mental mas em todos os sentidos, a terapeuta entra em ressonância com os impulsos ainda inconscientes que surgem no/na cliente. Ela solidariza-se com a tendência criativa no sinal energético e alerta para este impulso novo que agora pode ser conscientemente sentido e reforçado. A sua força orientadora cria movimento, passos concretos em direcção a um ser inteiro, desperto, saudável e sensível.
Os processos espontâneos são sempre seguidos por uma análise descritiva que ajuda a consolidar e integrar as novas pistas vitais.



Salto para o Vazio Criativo

Em momentos de transição, quando começamos a explorar impulsos novos, a consciência sentida leva-nos muitas vezes a um estado de vazio, como descrito em testemunhos místicos.
A fixação em padrões antigos de sentir, pensar e agir desaparece, mas ainda não há padrões novos que podiam substituir os velhos. É o estado limiar de transição entre o passado e o futuro, a pausa criativa.Se não permitirmos este vazio, não haverá solução verdadeira de um conflito, não será possível nenhuma reorientação autêntica.
Assim, uma das intenções principais da Psicoenergética é encorajar e acompanhar o/a cliente a enfrentar este vazio criativo, sem julgar ou saber o que vai acontecer. Só assim se torna possível a transição para padrões e valores novos, mais construtivos e coerentes.
Receber orientação deste não-lugar eterno evoca em nós a sensação de um parto existencial – damos à luz e nascemos como seres diferentes. Não é algo que possamos “fazer”. É a nossa entrega activa ao fluir de uma energia, que é a mesma em nós como em todo o universo. Recebemos a nossa vida como no primeiro dia, a cada instante.


retirado: http://psicoenergetica.info/pt/principios.html


'Psicoenergética da consciência' é uma psicoterapia energética corporal criada pela psicóloga clínica, mestre e doutoranda Monica Borine, advinda da psicologia energética corporal e seus conhecimentos com Dr. John Pierrakos, associada aos diversos níveis e estágios da consciência, inclusive os níveis transpessoais e suas possibilidades de integração. Considera os níveis bio psico-social sistêmico e transpessoal, através de um modelo de cartografia de consciência integral.

fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: