ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

26.1.10

ESPIRITUALIDADE


A espiritualidade parece ter diferentes significados para cada um de nós. Uma definição padrão poderia ser: “Senso de significado e propósito; senso de si próprio e de uma relação com ‘aquilo que é maior do que si próprio’”.

Atualmente a religião e o misticismo parecem ter o monopólio da espiritualidade. As religiões teístas muitas vezes consideram uma “relação com deus” ou criador divino como uma relação espiritual, enquanto o misticismo geralmente encontrará uma relação com forças “sobrenaturais”. A conclusão é que, quase universalmente, a espiritualidade tem a ver com uma “relação” em qualquer nível. Na maioria das perspectivas, ela é associada com o “lugar” ou “significado” de uma pessoa para a vida... seja qual for.

Por mais subjetivas que essas coisas possam ser, começamos a reconhecer mudanças nessas noções, pois o progresso social tende a abrir caminho para conceitos que resistem ao teste do tempo. Na era moderna, podemos dar uma boa olhada para nosso passado, examinar o que nossos ancestrais costumavam considerar “real” e depois comparar essas idéias com o que compreendemos hoje. Muitas “práticas espirituais” que existiram no passado não mais existem devido a compreensões que passaram a ser relacionadas a fenômenos naturais. Um simples exemplo: as religiões de antigamente muitas vezes “sacrificavam” animais para certos propósitos... isso raramente acontece hoje, uma vez comprovada a irrelevância desse ato. Da mesma forma, as pessoas raramente praticam “danças da chuva” a fim de influenciarem o clima... hoje compreendemos como os padrões climáticos são criados e foi comprovado que a prática de rituais não tem efeito algum.

De forma parecida, a idéia de “rezar” a deus pedindo por algo em particular é estatisticamente considerada como tendo pouco efeito no resultado, sem mencionar que não existem evidências científicas que provem a existência de um criador personificado... isso geralmente é resultado de especulações históricas literárias e de tradições.

As religiões de hoje em dia parecem estar de muitas formas enraizadas a percepções errôneas dos processos biológicos. Por exemplo, elas apresentam noções de mundo que muitas vezes colocam os humanos num patamar diferente dos elementos naturais. Esse “ego espiritual” levou a dramáticos conflitos por gerações, não apenas entre seres humanos, mas até mesmo entre nós e o próprio meio-ambiente.


Todavia, com o passar do tempo, a ciência nos mostrou como os seres humanos estão sujeitos às exatas mesmas forças da natureza a que todo o resto está. Nós aprendemos que compartilhamos das mesmas subestruturas atômicas das árvores, pássaros e todas as outras formas de vida. Aprendemos que não podemos viver sem os elementos da natureza... precisamos de ar puro, alimentos, energia do sol, etc. Quando compreendemos essa relação simbiótica de vida, começamos a entender que quanto mais essas “relações” são consideradas, mais profundo e importante se torna nosso relacionamento com o planeta. O meio pelo qual isso é expresso é a ciência, pois o método científico nos permitiu ver através dos processos naturais, de modo que podemos compreender melhor como “nos encaixamos” nesse sistema de vida como um todo.

A isso poderíamos dar o nome de despertar “espiritual”.

Essa compreensão, que foi provada pela ciência, é a de que humanos não são diferentes de qualquer outra forma da natureza e nossa integridade é tão boa quanto a integridade de nosso ambiente, do qual fazemos parte. Esse conceito apresenta uma perceptiva “espiritual” totalmente diferente, porque em seu cerne força uma idéia de interdependência e conexão.

A interconexão de toda a vida é indiscutível nos sentidos mais fundamentais, e é essa “relação” perpétua de total interconectividade que, de um modo geral, não é completamente compreendida pela sociedade. Assim, nossos modos de conduta e percepção estão bastante fora de sintonia com a natureza... sendo eles, portanto, destrutivos.

A própria natureza é nossa mestra e nossas instituições sociais e filosofias deveriam ser derivadas desse conceito fundamental e, invariavelmente, “espiritual”.

Quanto mais rápido esse acordar espiritual se espalhar, mais sã, pacífica e produtiva tornar-se-á nossa sociedade.

Citação
"Acredito que a verdade desarmada e o amor incondicional terão a última palavra."
-Dr. Martin Luther King Jr.


Citação
"Seja a mudança que você deseja ver no mundo."
-Mohandas Gandhi.




©Copyright 2008-2009 The Zeitgeist Movement. Portions Licensed under the Creative Commons License
retirado:http://www.thezeitgeistmovement.com/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=160&Itemid=376

Nenhum comentário: