ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

26.1.10

PSICOLOGIA


A psicologia é geralmente definida como a “ciência que lida com processos mentais e comportamentais”.

Atualmente, existem basicamente duas escolas: A geneticista e a behaviorista... A velha noção de “natureza contra criação”.

Os geneticistas tendem a pensar que comportamentos humanos são hereditários e instintivos. Muitas vezes reportagens detalham como algum estudo alega ter encontrado a “predisposição genética” para “ser republicano” ou “fumar”. Isso apóia a perspectiva de que somos “apenas fisicamente conectados” de certa forma e de que até nuanças sutis de comportamento, tal como uma inclinação ao vício, é de algum modo genética ou “instintiva”.

Os behavioristas, por outro lado, vêem o ser humano como um produto do condicionamento, ao se basearem na exposição ao ambiente dessa pessoa. Portanto, as ações de uma pessoa têm uma origem que é derivada da experiência ou de uma corrente de pensamentos, causada pelo aprendizado de um conceito. O mecanismo de ação/crença é, por isso, originário do aprendizado, e não hereditário ou instintivo.

Qual ponto de vista é mais relevante? Obviamente, ambos são relevantes em certos aspectos. Nosso interesse em sobreviver e nos multiplicar é impresso/genético de certa forma, uma vez que se associa diretamente com sobrevivência básica. Contudo, os meios pelos quais se sobrevive são inteiramente baseados no condicionamento social de cada pessoa. Se uma pessoa crescer num ambiente escasso, muito pobre, com acesso a um emprego limitado, ela terá uma propensão maior para engajar atividades ilegais para sobreviver... maior do que uma pessoa da classe média com acesso às necessidades básicas.

Do outro lado do espectro, se uma pessoa muito rica crescer numa família elitista e assim condicionada a pensar que sua riqueza/classe serve como um símbolo de status, ela muito provavelmente explorará aqueles que trabalham para ela ou praticaria atividades ilegais para confirmar a identidade e a arrogância social que pensa serem reais.

A moral da história é que o condicionamento do ambiente é responsável por 99% de nossas ações, e todos os estudos sérios sobre comportamento provaram isso várias e várias vezes.

As pessoas não se tornam alcoólicas por serem geneticamente predispostas, mas pela influência dos pais ou amigos. Se você abusar de uma criança, muito provavelmente ela crescerá e abusará de outras crianças. Quando a mídia promove alguma idéia na sociedade, tal como o “terrorismo”, o público é condicionado a acreditar que isso é uma ameaça real, sem considerar a realidade. O fato é que somos organismos emergentes e vulneráveis, sempre sofrendo influência, condicionamento e mudança até certo ponto.

Esse “ponto” é bastante influenciado pelas identificações sociais/ideológicas que muitos têm sido condicionados a pensar que são imutáveis. É nesse estado de consciência específico que a paralisia entra, pois não há nada na natureza que apóie a conclusão de que qualquer coisa que pensamos agora não será desatualizada no futuro, já que um dos poucos padrões em que podemos confiar (até agora) é a realidade de que todos os elementos da natureza são emergentes. A “identificação” com um conjunto de conceitos para o bem da integridade de alguns é uma séria distorção em nosso mundo, porque se considera uma “fraqueza” quando provam que alguém está errado. Isso, claro, é absurdo, pois é dessa forma que a maioria aprende e não deve ser uma circunstância temida.

Fritz Pearls uma vez disse que “A espécie humana é a única que tem a habilidade para interferir no próprio desenvolvimento”. Essa é uma importante compreensão, para nosso sistema de crenças, que pensamos que deve continuar para apoiar nossas identidades, muitas vezes fica no caminho de conceitos novos, mutáveis e no crescimento pessoal.

A maioria das instituições dominantes que perpetuam essa paralisia parece ser composta por religiões teístas e pelo sistema monetário. As religiões teístas promovem uma visão de mundo fixa, com um conceito baseado na “fé” que rejeita a lógica e novas informações. O sistema monetário (em qualquer país) é baseado em competição por trabalho e, por conseguinte, trabalho por dinheiro. De uma forma bastante simples, a “vantagem competitiva” só continua através de autoperpetuação, e autoperpetuação/interesse próprio naturalmente leva a uma instituição estática que prefere não mudar, já que isso ameaça a sobrevivência desse negócio, governo ou coisa do gênero.

Isso é insustentável.

Citação
"Acredito que a verdade desarmada e o amor incondicional terão a última palavra."
-Dr. Martin Luther King Jr.


Citação
"Seja a mudança que você deseja ver no mundo."
-Mohandas Gandhi.




©Copyright 2008-2009 The Zeitgeist Movement. Portions Licensed under the Creative Commons License:



retirado: http://www.thezeitgeistmovement.com/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=164&Itemi

Nenhum comentário: