ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

19.3.10

SABEDORIAS DA SEICHO-NO-IE: 05


*A existência espiritual chamada Deus é a única Realidade.

*Diz-se que a luz é constituída de ondas de “éter”. Entretanto, estas não se transformam por si mesmas em luz. Elas se transformam em luz somente quando o “amor da terra” e o “amor de céu” se unem.

*Se te afastares do “amor da terra” e subires bem alto, aonde não chega a energia da Terra, estarás mais próximo do Sol, mas lá encontrarás absoluta escuridão e um frio de 270º C abaixo de zero. Quanto maior a altura, mais intenso é o frio.

*Mas nem por isso deves menosprezar o “amor do céu”. A energia da terra, sozinha, não pode conduzir luz nem calor. Mas não deves tampouco desprezar o “amor da terra”.

*É preciso que atuem em conjunto o “amor do céu” e o “amor da terra” – o “amor do pai” e o “amor da mãe”. É através da ação conjunta das energias do céu e da terra que todas as coisas surgem e crescem.

*Viver é exteriorizar a Vida. Não há outra forma de viver.

*Mesmo que envolvamos um diamante com lama e imundícies, ele próprio não se macula. O diamante permanece limpo e puro sob a sujeira. O que está sujo é apenas a sujeira.

*Assim também é a essência espiritual do ser humano: por mais que o homem se envolva com pecados, jamais fica maculado; apenas encobre sua natureza verdadeira. É isto que queremos dizer quando afirmamos que “neste mundo não há um pecador sequer”. Na verdade, o que é pecaminoso é unicamente o pecado e não o ser verdadeiro, isento de pecado.

*Ouvindo palavras afáveis, o ser humano se sente satisfeito. As pessoas afáveis, de cujos lábios brotam naturalmente palavras de bondade e carinho, são verdadeiros tesouros da vida.

*Se alguém apontar um defeito teu, deves sentir gratidão. Se alguém ficar zangado contigo, deves arrepender-te por ter tumultuado a mente dele, qualquer que tenha sido a circunstância; reconhece com franqueza o teu erro. No momento em que reconheceres o teu erro com sinceridade, revelarás tua sublime natureza divina.

*Quanto mais defensiva for a nossa atitude, mais agressiva se torna a atitude do oponente. Esta lei mental aplica-se tanto às nações como aos indivíduos.

*O “modo de viver da Seicho-No-Ie” consiste em elogiar os outros. Em certa reunião, elogiei determinada pessoa apontando somente suas qualidades, apesar de se tratar de alguém que havia me traído.

*A uma outra pessoa, escrevi uma carta apontando com clareza os seus defeitos, justamente por amar essa pessoa. E ela respondeu-me agradecendo.

*O “Eu verdadeiro”, que tanto pode elogiar um traidor como pode criticar a quem ama, é um ser livre. O “eu carnal” pode, eventualmente sentir solidão, mas essa situação é falsa, pois o “Eu verdadeiro” jamais sente solidão.

*A solidão não existe. Se te sentes solitário é porque busca nos outros a satisfação de teus anseios. Viver conforme a Seicho-No-Ie é conscientizar que tudo já está dentro de ti.

*Não penses que és um ser limitado. A eternidade está dentro de ti. “Dentro de ti” não significa dentro de teu corpo carnal. Despertando para a Verdade, compreenderás o significado disto.

*Não tentes impor-te a todo custo. De que serve a atitude inflexível e arrogante? Através dela, pode-se ver o vazio interior. O valor do ser humano não está numa atitude irredutível e orgulhosa.

*Quanto mais arrogante for a pessoa, mais evidenciará sua pequenez interior. Quem tem pouco valor age com arrogância para parecer importante, mas com isso apenas mostra sua insignificância.

*Entre os que ocupam posições elevadas neste mundo, muitos estão destruindo o maior tesouro que existe e pouco se importam com isso. Para eles, poder se impor com arrogância sem que ninguém se rebele, constitui uma tentação. Não percebem que o bom sentimento é o supremo tesouro dentre todos os tesouros.

*Quem tenta moldar os outros ao seu próprio padrão fracassará. Quem quer obrigar os outros a seguir o caminho que ele próprio percorre, tropeçará. Para cada pessoa, existe um caminho, uma direção a seguir, da mesma forma que para os bondes existem os trilhos e para os automóveis existem vias adequadas a seu tráfego. E é bom que seja assim. Compreender isto é sábio.

*Podemos indicar aos outros o caminho certo, mas não podemos forçá-los a seguir esse caminho. Não é pela força que os homens serão salvos. Para os que querem seguir o caminho que leva a um beco sem saída, deixa-os ir; quando se virem nesse beco, compreenderão que trilharam o caminho errado, e esse despertar os colocará no caminho certo. Para tais indivíduos, “ver-se num beco sem saída” é o primeiro passo para a salvação.

*Cada qual segue seu próprio caminho. Assim como as pessoas têm fisionomias diferentes, seus caminhos não podem ser iguais. Ao compreenderes esta Verdade, poderás pensar: “Cada pessoa é um ser isolado; não há pessoa alguma para trilhar comigo o mesmo caminho”, e serás tomado de solidão. Mergulha fundo nessa solidão, até transcendê-la. No momento em que acabares de transcender a solidão, subitamente brotará e teu coração a verdadeira alegria: compreenderás que cada um segue seu próprio caminho cumprindo a missão própria atribuída por Deus, o Qual rege toda a humanidade. Então, aceitarás as diferenças individuais e teu coração se encherá de um amor amplo, capaz de abranger a todos os teus semelhantes.

*A morte não existe. Somente se extingue aquilo que é inexistente desde o princípio. A Vida é existência desde o princípio, por isso jamais morre. A morte parece existir, mas não passa de ilusão.

*Não existe coisa alguma que seja realmente suja. Qualquer coisa, conforme o modo de se ver, pode parecer suja. Mesmo uma coisa aparentemente suja, se usada com sabedoria pode ser muito proveitosa. Por exemplo, adubando-se a terra com esterco, obtêm-se verduras viçosas. Pensar que os fertilizantes artificiais sejam mais limpos que o esterco é uma ilusão. É evidente que o que se forma é naturalmente mais limpo que o que é fabricado artificialmente. Mas, mesmos os fertilizantes artificiais deixarão de ser sujos, se usados com sabedoria. Em suma, não existe coisa alguma que seja realmente suja.

*Se o descontentamento brota em tua mente, é porque exiges demais dos outros. Precisas compreender que cada pessoa tem sua própria posição, sua própria vida. Tua mente ficará aliviada e contente somente quando aceitares a posição e a vida dos outros, compreenderá as razões do comportamento deles, e te tornará capaz de admitir até mesmo as posições contrárias à tua. Se não sentes alívio e satisfação, é porque tens mente estreita. Como poderá sentir bem-estar num lugar estreito?

*A ficar dando conselhos, é preferível dar exemplos por meio de atos. A ficar pensando hesitante, é preferível agir decididamente. Uma boa idéia não colocada me prática é uma idéia vã.

*Quando excede na afirmação do ego, o homem não se harmoniza com o ambiente. Misturar-se com o povo, escondendo o brilho da própria sabedoria e virtudes, é uma forma de manifestar o amor.

*Todos os sofrimentos humanos têm origem na cobiça e esta vem da ilusão.

*O que nos causa sofrimento é a nossa própria ilusão. Afastando a ilusão, percebemos que este mundo é um paraíso de luz.

*Durante um aprendizado, não deves proceder à tua maneira. Somente a mão aberta pode segurar o que lhe é oferecido.

*Na leitura de um livro, não te atenhas à escrita. O livro é o espelho em que refletes a tua Vida (alma). Ao leres um livro, estás lendo a tua Vida. Quem lê a escrita em vez da Vida é aquele que vê a película metálica do espelho em vez da sua imagem refletida.

*Decorar uma página do dicionário não é conhecer o dicionário todo. Conhecer uma página da vida não é conhecer totalmente a vida.

*Aquele que louva a Deus apenas quando é curado de doença, talvez O amaldiçoe se adoecer de novo.

*É feliz quem consegue louvar a Deus em todas as circunstâncias.

*O ódio e a ira atritam a Vida. O atrito é desperdício de energia. O sentimento de gratidão lubrifica a Vida.

*A força da convicção é maior que a força da vontade. A convicção é força criadora.

*Os movimentos de reforma social que não se baseiam na reforma da mente, embora pareçam benéficos, não trazem resultados satisfatórios porque as pessoas se esquecem de eliminar a raiz (causa mental) da desarmonia. “Os que lançam mão da espada, pela espada perecerão”. Os que agem motivados pelo ódio, se arruinarão pelo próprio ódio.

*Aquele que sabe governar um país é um grande líder. Mas aquele que sabe governar a sua própria mente é um líder ainda maior.

*Igreja não é mero edifício; templo budista não é mera torre ou pagode. Igreja é lugar onde se transmitem as palavras de Deus; templo budista é lugar onde se transmitem as palavras de Buda.

*Mesmo com papelão dobrado é possível quebrar uma espada, se aplicarmos um golpe com “kiai”, ou seja, concentração de uma intensa força de determinação. O êxito ou o fracasso na vida também depende do grau de determinação da pessoa.

*Na Seicho-No-Ie, normalmente se dispensam os remédios, pois o natural é o homem ser saudável quando você vive conforme a lei da Vida. Mas, quando uma pessoa transgride a lei da vida e adoece, precisa intensificar sua oração para poder receber da Grande Vida a orientação sobre o tipo de tratamento que deve adotar.

*Mesmo que estejas doente, não deves manter remédios e aparelhos terapêuticos à cabeceira de tua cama. Na medida do possível, procura manter a aparência de quem não está doente, pois assim te curarás mais depressa. Contudo, não deves forçar-te a fazer coisas que teu estado não permite.

*Viver com fé é entregar-se totalmente à Providência; é viver sem se prender às aparentes felicidades e infelicidades; é viver acreditando que, graças à Providência Divina, mesmo um acontecimento infeliz contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento da alma.


retirado:http://portalarcoiris.ning.com

Nenhum comentário: