ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

7.1.11

RELAXAMENTO E SAUDE


Relaxamento e Saúde
Publicado em 09/12/2010 por Andrês De Nuccio

Por Eliana Ramos de Oliveira – Nana

A fadiga é para nós um ponteirinho amigo dizendo: Chega de atividade! É arriscado continuar…
Quando observamos os animais até podemos achar que sejam mais sábios e felizes do que os homens porque, seguindo seu comportamento instintivo, quando fatigados repousam.

Espicham-se, em tranquilo e reparador relaxamento e assim, descansados, voltam à atividade. Não há quem não aprecie o repouso de um felino, os movimentos de um gato, por exemplo, sua leveza, precisão, beleza e energia, após um bom descanso.


O ser humano, no entanto, comporta-se de maneira inversa diante da subida do ponteirinho da fadiga.
Um indivíduo, fatigado por uma longa e penosa ocupação, se não procura formas de reabastecer suas energias tende a se sentir sempre num estado de difícil recuperação; como que doente, incapaz, desanimado e irritado. Esses estados de fadiga, difíceis de serem eliminados, facilitam o desenvolvimento de todas as doenças. O indivíduo sujeito a eles vive assim, permanentemente intoxicado, pois os tecidos não recebem nutrição suficiente, nem são drenados corretamente os resíduos do metabolismo. Sofre dores generalizadas, enxaquecas, hipertensão, todas as formas de distonias e principalmente é mau humorado e se irrita facilmente.


Em condições normais, os elementos nutritivos chegam às células e os dejetos são removidos com equilíbrio. No entanto, quando a atividade é intensa, repetitiva, como por exemplo, durante o estado febril, não há como a célula alimentar – se e, por outro lado, livrar-se das toxinas. O alimento falta, enquanto as toxinas começam a se acumular, sobrecarregando as células, adoecendo os tecidos e por fim todo o organismo, isto é FADIGA.
A filosofia yogui vai além dessa explicação, tomando fadiga como fenômeno prânico, isto é, energético.
Os Ásanas, são um recurso do Yoga de recomposição energética, tendem a reduzir a fadiga e também são revigorantes, na medida em que aumentam o fluxo de sangue arterial no organismo, incrementando as funções excretoras nos tecidos, eliminado as toxinas e vitalizando órgãos e glândulas.
Os exercícios de pranaiama ou respiração, têm por objetivo equilibrar os centros de energia – os chakras – absorvendo e possibilitando uma maior concentração de prana no organismo e são, sem dúvida, um ótimo recurso para fortalecer o homem contra o cansaço.
Sem contar com a possibilidade de exercícios de relaxamento, que levam o indivíduo a um estado mais pacificado e o auxilia na luta contra a fadiga.

SAÚDE
O nosso bem mais valioso é, certamente, a saúde.
Na falta dela tudo perde o sentido, a motivação desaparece e o desenvolvimento da vida pessoal e profissional ficam comprometidos.
A fadiga tem aumentado muito com a civilização moderna. O ritmo acelerado em nossas vidas e o corre – corre diário na busca daquilo de que necessitamos, normalmente, promovem no nosso organismo esse estado de cansaço, tensão e estresse.
Com isso, há um desgaste físico e psicológico maior. Nossas funções orgânicas tornam-se menos eficientes criando um clima para o aparecimento de doenças.

Naturalmente somos seres saudáveis e, entende- se a saúde não apenas como ausência de doenças e sim, como um estado de harmonia interior e plenitude presentes dentro de um equilíbrio dinâmico.
A saúde manifesta-se através de uma marcante sensação de bem estar, contentamento e capacidade de realização.
Dentre os diversos fatores importantes, presentes no processo da saúde, focaremos o RELAXAMENTO.

Compreende-se o relaxamento como um estado de calma e tranquilidade que surge em função da liberação de tensões. Essas tensões são energias que estão retidas em diversas regiões do corpo, tais como: músculos, articulações, órgãos, assim como no campo emocional e mental.
As tensões atuam como fatores limitantes. Com essas energias bloqueadas, a nossa capacidade de expressão, que se manifesta através dos pensamentos, sentimentos e comportamentos, diminui consideravelmente, o mesmo ocorrendo com as diversas funções do organismo deixando o terreno preparado para o surgimento das doenças.
O relaxamento proporciona a liberação de uma massa energética densa. Assim, as energias passam a fluir livres de uma maneira equilibrada no organismo.
Esse reequilíbrio energético (físico, mental e emocional) traz harmonia e bem estar para todo o nosso ser.
Com o relaxamento, ocorre também uma manifestação maior da percepção e sensibilidade, e uma expansão da consciência, abrindo novos caminhos em direção ao autoconhecimento.
O relaxamento é uma chave que permite expandir um imenso potencial que existe dentro de todos nós.
Outros benefícios importantes que o estado de relaxamento proporciona:

■A respiração se torna mais lenta e profunda
■Previne as enfermidades cardíacas
■Combate ao nervosismo
■Combate a insônia
■Combate as dores de cabeça por tensão
■Previne as enfermidades psicossomáticas
■Domínio das forças afetivas
■Uma recuperação e revitalização física e mental mais rápida
■Melhoria geral das funções orgânicas e fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo para a manutenção da saúde e prevenção de doenças
■Melhoria da qualidade de vida e do desempenho nas atividades cotidianas
■Um contato mais profundo e verdadeiro consigo e a presença constante de insights.
Por isso, é importante que possamos ter momentos de quietude e serenidade. Criando o hábito de parar por alguns minutos no nosso dia para respirar profundamente, e olhar para dentro de nós.
Esses momentos trazem tranquilidade e harmonia e são fundamentais para o equilíbrio do corpo e da mente.
Para isso procuremos um local tranquilo, nosso quarto, por exemplo, colocando uma música suave, calma, deitando de costas, em shavásana (postura de relaxamento completo no Yoga), braços ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para cima, pernas esticadas e levemente separadas, costas e cabeça bem soltas no chão (podendo forrar o chão com uma manta ou colchonete). Fechando suavemente os olhos e… relaxando… soltando o nosso corpo… respirando lentamente, aliviando as partes mais contraídas, mais tensas, procurando afastar preocupações,ansiedades, nos entregando com confiança nas mãos do Absoluto…



Essa é apenas uma das mais simples técnicas, dentre outras…
Cultivando o relaxamento em nossa vida, encontramos um meio de desfrutar a tranquilidade de quem vê as coisas lá do alto sem nos envolvermos emocionalmente…
Em tudo que fizermos no nosso dia-a-dia,procuremos perceber que certas partes do corpo podem ficar relaxadas. Vamos descobrir que muitos esforços são desnecessários e que economizá-los reflete-se em maior eficiência no agir.

DESFRUTEMOS DE UMA VIDA MAIS TRANQUILA

NAMASTÊ

Nenhum comentário: