ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

28.8.08

CHACRAS




A palavra Chacra é sânscrita e significa “roda”.


Chacras são centros energéticos coloridos e redondos responsáveis pelo fluxo energético no corpo e têm como função principal absorver a energia universal, metabolizá-la, alimentar nossa aura e, finalmente, emitir energia ao exterior.


Os chacras são responsáveis por complexas e inúmeras funções no corpo humano. É através deles que perdemos energia quando estamos em sofrimento físico e emocional, pois cada chacra é um ponto coletor de uma determinada área de conflito e desenvolvimento.


Os chacras trabalhados no Reiki são os sete principais e estão localizados da base da coluna ao topo da cabeça e o perfeito funcionamento deles é sinônimo de saúde, mas abertura de todos a todos os níveis é sinônimo de evolução; é o que os mestres chamam de iluminação. Existem inúmeras técnicas de abertura dos chacras; entre essas o Reiki tem a vantagem de ser uma técnica suave.


Todos os chacras são de igual importância e se um está fora de equilíbrio, eles estão todos fora de equilíbrio.


Para equilibrá-los e promover a cura em todos os níveis, tratamentos de Reiki completos são muito adequados.


Os sete Chacras principais são:


- CHACRA BÁSICO (MULADHARA)


Situa-se na base da coluna vertebral, entre o ânus e os órgãos sexuais, na cintura pélvica.
Seu centro físico corresponde às glândulas supra-renais, que produzem a adrenalina, tendo a função de prover a circulação, equilibrar a temperatura do corpo, preparando-o para reações imediatas.


O desequilíbrio deste chacra produz fisicamente anemia (deficiência de ferro), leucemia, problemas de circulação, pressão baixa, pouca tonicidade muscular, fadiga, insuficiência renal, excesso de peso.


Bloqueios nesse chacra frequentemente resultam em sintomas e atitudes mentais, como pacifismo extremo (”Eu não consigo fazer mal a uma barata!”), medo existencial , agressão excessiva (”Agridam este flamenguista nojento!”), medo da morte (”Não quero correr nenhum risco!”), problemas com planejamento do tempo (”Não sei porque estou sempre atrasado!”), impaciência (”Por que esse idiota não sai da frente!”), e dependência (”Não consigo viver sem ele/ela!”).


É o chacra que capta energia para manter em nosso corpo a coluna vertebral, rins, ossos, dentes, intestino grosso, ânus e reto.


O Chacra Básico representa a ligação do homem com a terra ou com o mundo material e físico, e está vinculado à nossa existência terrena, nossa sobrevivência e estão concentradas nele as qualidades que têm a ver com a terra e medos da sobrevivência, como por exemplo: o alimento, o ar, a água, os recursos econômicos, o trabalho ou emprego, capacidade de luta, ganhar e gostar de dinheiro, lutar pela realização de seus ideais e desejos, ter rumo e orientação e não depender de outras pessoas.
A cor desse chacra é vermelha.


- CHACRA UMBILICAL (SVADHISHTHANA)


Localiza-se na região do umbigo e é o Chacra da propagação da espécie, portanto da reprodução. Como consequência lógica representa as relações afetivas no que concerne ao prazer sexual.


Este chacra é a sede dos medos, dos fantasmas e fantasias negativas vinculadas à sexualidade, e do comportamento para com o outro sexo.


Bloqueios no centro sexual frequentemente resultam em sintomas mentais, como medo da proximidade física (”Não me toque!”) e repugnância pelo corpo (”Sexo é para animais, os seres humanos nasceram para algo mais elevado!”), mania de limpeza, incompreensão (”Eu não entendo!”), uma mente muito centrada na razão (”Para que servem os sentimentos!”), ênfase excessiva a sentimentos impulsivos (”Para que refletir? Eu hajo por instinto!”), desordens rítmicas (”Não sei e não consigo dançar!”), isolamento (Casamento e relacionamentos não me servem!”), frigidez, impotência, falta de apetite sexual (”Não preciso de sexo, não vejo o que os outros obtêm com ele!”), medo de cair (”Eu nunca saltaria de um trampolim!”).


A afirmação “ele não tem alegria de viver” resume a condição de um chacra sexual desordenado e bloqueios nesse chacra frequentemente resultam em sintomas físicos como doenças relacionadas com os fluidos do corpo (laringe, saliva, bílis) ou com órgãos processadores desses líquidos (rins, bexiga, glândulas linfáticas).


Se os dois chacras da esfera “terra” (básico e umbilical) não estiverem abertos em todos os seus aspectos, os outros chacras não serão capazes de abrir-se completamente e funcionarão de um modo muito restrito. Esses temores podem prejudicar a experimentação do prazer material no sentido amplo e o gozo pleno da vida.


No corpo, é direcionado para os órgãos reprodutivos; suas glândulas correspondentes são ovários na mulher, e testículos e próstata, no homem.


Ele concentra as qualidades que têm a ver com a sexualidade, curiosidade, busca criativa do prazer material, gosto pelas coisas belas, pelas artes, pelas emoções e, obviamente, as relações com outros indivíduos, por exemplo: amor sexual, abertura para coisas novas, relações afetivas, amorosas e sexuais. Sua correta atividade nos permite amar a vida, fazendo com que seja mais prazerosa.A cor desse chacra é laranja.


- CHACRA DO PLEXO SOLAR (MANIPURA)


Localiza-se na região do diafragma, na boca do estômago, um pouco acima dele.
Esse chacra comanda o estômago, a musculatura abdominal, o fígado, a vesícula, o baço e o pâncreas, as secreções gástricas desordenadas e as disfunções das glândulas salivares.


Se o chacra estiver desarmonizado, o sentimento de inferioridade poderá ser alimentado, e as capacidades mentais, tais como lógica e razão, poderão diminuir, aumentando, como consequência, a confusão e o sentimento de insegurança, podendo a pessoa produzir patologias, tais como diabetes, desordens no trato digestivo, alergias, sinusite, insônia, além de separação entre amor e sexo.


Bloqueios no plexo solar frequentemente resultam em sintomas e atitudes mentais como pretensões ao poder e controle (”Meu marido”), ambição (”A vida não tem valor se eu não consigo uma função mais elevada!”), gasto compulsivo (”Preciso desesperadamente de jóias!”), ansiedade de status (”O que vou fazer se tiver que vender o carro novo!”) e de inveja (”Esse cara tem uma BMW nova!”).


Seu centro físico corresponde ao pâncreas, cuja função é a transformação e digestão dos alimentos; o pâncreas produz o hormônio insulina, equilibrador do açúcar no sangue e transforma os hidratos de carbono, que além de isolar as enzimas, são importantes para a assimilação de gorduras e proteínas.


Representa a personalidade e estão alí concentradas as qualidades da mente racional e pessoal, da vitalidade, da vontade de saber e aprender, da ação do poder, do desejo de viver, de comunicar e paticipar. É o ponto de ligação com outras pessoas.


Trata-se de um chacra poderoso, que promove a auto-aceitação. É através de sua plena harmonia que nos encontramos, vivemos com plenitude nossos atributos físicos e mentais, nos movemos na sociedade com desenvoltura e harmonia.


O terceiro chacra é o que mais se relaciona com o nosso ego e por isso absorve muita energia dos dois primeiros.
A cor desse chacra é amarela.


- CHACRA CARDÍACO (ANAHATA)


Localiza-se na porção superior do peito, na região do coração, ligeiramente à esquerda.
O centro físico desse chacra corresponde ao timo, cuja função é regular o crescimento (nas crianças), dirigir o sistema linfático, estimular e fortalecer o sistema imunológico. Damos um sentido pleno na nossa existência se trabalhamos bem este chacra de amor e compaixão.

Quando em desequilíbrio e sem harmonia não somos capazes de amar, pensamos que o próximo, o destino e Deus são incompatíveis conosco, podemos chegar a desenvolver mecanismos violentos de resposta aos outros. Ao invés de solicitarmos ajuda aos outros o lema passa a ser “Eu contra todos”, o que desarmoniza instantaneamente o terceiro chacra.


Bloqueios no chacra cardíaco frequentemente resultam em sintomas e atitudes mentais como a imposição de condições ao amor (”Se você não fizer o que quero, irei me separar!”), amor sufocante (”Filho querido, eu só quero o melhor para você!”), egoísmo (”Você precisa estar aqui no caso de eu precisar de ajuda!”).


Sua desarmonia produz patologias, tais como: síndrome de pânico, cãibras, acidose, palpitações, arritmia cardíaca, rubor, pressão alta, enfermidade dos pulmões, problema no nível do colesterol, intoxicação, tensão e câncer.


Representa o amor incondicional, que nos permite amar inteiramente e sem condições. Quando está ativo relacionamo-nos com tudo e com todos, aceitando tanto os aspectos positivos quanto negativos, sendo capaz de dar amor sem esperar nada em troca. É o chacra que está no meio, uma ponte de transferência de energia dos chacras inferiores e superiores e é por ele que passa toda a energia que desejamos presentear aos outros.


Somente se esse chacra é aberto e vitalizado poderemos dar energia de cura (Reiki).
A cor desse chacra é verde ou rosa.


- CHACRA LARÍNGEO (VISHUDDHA)


Localiza-se no meio da garganta, próximo da região designada como “pomo de Adão”.
Quando em desarmonia, aparece o medo da desaprovação social de nossos semelhantes, medo do fracasso na vida social e nos convertemos em seres potencialmente agressivos; adotando uma atitude instintiva de defesa própria, podemos ser levados a nos esconder no orgulho para poder suportar a carência de êxito.


Seu desequilíbrio produz patologias como: suscetibilidade a infecções virais ou bacterianas(amigdalites, faringites), resfriados, herpes, dores musculares ou de cabeça na base do crânio (nuca), congestão linfática, problemas dentários e endurecimento dos maxilares (bruxismo).


Bloqueios no chacra laríngeo frequentemente produzem sintomas físicos como rouquidão (”Não consigo falar muito tempo sem ficar rouco”), a pessoa tem dificuldade de se comunicar, gagueja, suas palavras são embaralhadas, sua cabeça é curvada para baixo, seu queixo se inclina na direção à laringe.


Quando há hiperatividade desse chacra, o indivíduo é rouco, fala com voz aguda e estridente e pode transformar-se em um demagogo, debate só por debater, gosta de discutir, quer mudar o mundo de acordo com suas idéias; o indivíduo tenderá a manter a cabeça erguida com o nariz “para o ar”.


Esse chacra participa de qualquer desequilíbrio psicofísico, seu centro físico corresponde à tireóide, que desempenha um papel importante no crescimento do esqueleto e dos órgãos internos, regulando o metabolismo, regula o iodo e o cálcio no sangue e tecidos. Sua energia também é responsável pela parte inferior da face, nariz e aparelho respiratório, traquéia, esôfago, cordas vocais, laringe e sistema linfático.


É o chacra da comunicação externa e o começo da comunicação interna (clariaudiência) e auto-expressão; governa a postura do corpo.


O chacra laríngeo é o da comunicação, da criatividade, do som e da vibração, da capacidade de receber e assimilar, e relacionar-se com os sentidos do paladar, audição e olfato; é o portão para a alta consciência e para a purificação e será pelo trabalho desse chacra que poderemos iniciar o caminho espiritual, em consequência de nos colocar em comunicação com nossa essência superior.


É o centro psicológico da evolução da criatividade, responsabilidade, iniciativa e autodisciplina.
A cor desse chacra é azul.


- CHACRA FRONTAL (AJNA)


O chacra frontal, ou terceiro olho, localiza-se no meio da testa, entre as sobrancelhas, logo acima do nível dos olhos. É o chacra dos sentidos e é responsável pela energia da parte superior da cabeça (acima do nariz) parte craniana, olhos e ouvidos.


Quando em desarmonia podemos ficar numa situação confusa, em que as idéias e os conceitos não terão uma correspondência com a realidade, obstruindo nossa criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de colocar em prática nossos projetos.


Bloqueios no chacra frontal são motivados pela sua hiperatividade e causam sintomas como falta de objetivo, instabilidade de vida (”Eu não sei por que vivo!”), alienação do trabalho (”Não importa o serviço desde que o salário seja bom!”), e medo de aparições, espíritos, fantasmas, etc.

Alguns outros sintomas típicos são desemprego permanente (instabilidade profissional), mudanças de residência constantes, troca contínua de parceiros amorosos, vestir-se de acordo com a tendência da última moda, adoração de ídolos, fanatismos e fatos semelhantes, falta de opinião, ausência total de interesse por qualquer coisa e falta de iniciativa.


A afirmação “Ele não acha o seu caminho” resume a condição de um chacra frontal desordenado.
Quando em desequilíbrio produz patologias tais como: vícios de drogas, álcool, compulsões, problemas nos olhos (cegueira, catarata), surdez.


Representa a intuição, a vidência e a audiência no campo da paranormalidade.


Percepção, conhecimento e liderança são prerrogativas desse chacra, que nos permite entrar no mundo do aparentemente invisível mediante a percepção extra-sensorial; através dele, emitimos também nossa energia mental. Atua diretamente sobre a pituitária (hipófise) que dirige a função das demais glândulas.


A cor desse chacra é azul índigo.


- CHACRA CORONÁRIO (SAHASRARA)


Está localizado no alto da cabeça, no topo. Corresponde à glândula pineal, que atua no organismo como um todo. Representa a compreensão e a ligação com energias superiores. Está associado à conexão da pessoa com sua espiritualidade e à integração de todo o ser físico, emocional, mental e espiritual.

Quando em equilíbrio permite-nos experiências muito pessoais; as sensações vão além do mundo físico, criando no indivíduo a percepção da totalidade, de paz e fé dando um sentido próprio à sua existência.


A falta de equilíbrio no chacra coronário acarreta como consequência uma puberdade tardia, a não compreensão da parte espiritual, tanto própria quanto alheia e, por conseguinte, uma visão materialista da existência. A pessoa não terá conexão com a sua espiritualidade e produzirá patologias, tais como: insônia, enxaqueca, desordens no sistema nervoso, histeria, possessão, obsessão, neuroses e disfunções sensoriais.


É o chacra mais importante, e é o elo entre a mente espiritual e o cérebro físico, relacionando-se com o nosso ser completo e com a realidade cósmica.


Chegar à abertura e à plena consciência deste chacra conduz à perfeição do ser, mas somente se chega a esta depois da abertura e a consciência de todos os outros chacras.


É a luz do conhecimento e consciência, é a visão global do universo, é nosso caminho de crescimento, fazendo com que possamos alcançar a serenidade espiritual e a completa consciência universal.


A cor desse chacra é branca, dourada ou violeta.



Nenhum comentário: