ZEN DICAS & MUSICAIS

CIRCULO ZEN,

Sejam bem vindos ao ZEN DICAS & MUSICAIS.


Apresentamos teorias, informações, previsões, profecias e idéias que devem ser vistas apenas como caráter especulativo. Não queremos doutrinar, afirmar ou convencer ninguém..

Tento colocar um pouquinho de cada coisa que gosto de estudar. São assuntos diversos muitas vezes que nem sei de onde peguei, mas são temas aos quais me identifico. Se o autor de algum texto deparar com ele escrito aqui, não se irrite, ao contrário, lisonjeie-se em saber que alguém admira seu pensamento.

Não há religião superior à verdade, o importante é a nossa convivência de respeito mútuo e amizade, sempre pautados na humildade, no perdão e na soliedaridade.

Autoconhecimento, Filosofia, Espiritualidade, Literatura, Saúde, Culinária, Variedades..

Tudo isso acompanhado de uma Zen Trilha Sonora com muito Alto Astral.



“Citarei a verdade onde a encontrar”.
(Richard Bach)


ZEN DICAS & MUSICAIS.
VIVA O AGORA !
NAMASTÊ.

NUNCA PERCA A CURIOSIDADE SOBRE O SAGRADO!

Albert Einstein

circulo zen

3.10.08

A BUSCA ETERNA


A Busca Eterna

Cada uma das doze notas da escala musical chinesa tinha o seu nome individual, e o mesmo se podia dizer do tom fundamental, o próprio huang chung, cuja nota musical se chamava kung.

Como vimos, essa nota fundamental era considerada a manifestação terrena da vontade divina e um princípio sagrado e eterno no qual se baseavam os sistemas proporcionais de todo o estado.

Isto suscita, portanto, uma pergunta importante: que aconteceria se a nota que se julgasse ser a altura de kung estivesse fora de tom e já não fosse o receptáculo perfeito de divinas energias?

Todo o estado deixaria de harmonizar-se com o alto! A exatidão do kung era, portanto, absolutamente soberana.

Como abverte o texto chinês, Memorial de música: "Se o kung estiver perturbado, haverá desorganização, o príncipe será arrogante".

De sorte que, se o kung fosse inexato, provavelmente todas as coisas desandariam. Até o príncipe reinante poderia tornar-se inarmonioso e um fraco receptáculo da vontade divina, impondo ao povo sua próprio vontade humana.

Numa palavra, o kung perfeito era a grande chave de uma civilização áurea, perfeita.

Entretanto, como poderiam eles ter a certeza de que a nota que supunham ser o kung era precisa?

Como poderiam ter a certeza de que o tom do tubo usado para medir a altura era absolutamente verdadeiro?


E foi assim que a busca do reflexo tonal puro e imaculado do Tom Uno assumiu proporções idealísticas, místicas.

O instrumento que pudesse dar ao homem o tom fundamental de uma escala musical em perfeita sintonia com o universo era a chave do paraíso terreno, essencial à segurança e à evolução da raça. Tornou-se um Santo Graal chinês, a meta da busca final.

Uma lenda narra a maravilhosa jornada de Ling Lun, ministro do lendário segundo imperador chinês, Huang Ti.

Ling Lun foi mandado, como um antigo Cavaleiro do Rei Artur, à cata de um conjunto especial e único de tubos de bambu. Tão perfeitos eram esses tubos que podiam emitir as alturas padronizadas, precisas, com que se afinavam todos os outros instrumentos, em todo o país.

Se atentarmos com cuidado para essa e outras lendas semelhantes veremos que são de todo simbólicas: assim como os tubos muito bem afinados, usados na medição da altura, podiam servir de padrão para a afinação dos demais instrumentos, colocando, portanto, a música da Terra em consonância com a harmonia universal, assim também podia o homem perfeitamente "afinado", ou auto-realizado, tornar-se padrão a ser seguido por todos os outros homens.

Qual era a altura precisa usada como a nota kung?

Os pesquisadores modernos não foram capazes de determiná-la com exatidão, mas as estimativas colocam-na entre o dó central menor e o fá mais alto.

A dinastia chinesa final parece ter colocado com um relato do musicólogo van Aalst em 1884.


Isso, todavia, não quer dizer que todas as dinastias anteriores adotassem a mesma altura, ré, como sua nota fundamental. Na concepção dos chineses, nem o universo nem os céus eram estáticos.

Assim como as obras de música terrena progridem através de várias melodias, ritmos, contrastes, tonalidades e movimentos diferentes, assim também, afiançam os antigos, progrediu a música celeste, que era a Fonte de todos os tons terrenos.

À medida que mudavam as configurações astrológicas, mudavam também os harmônicos universais.

Já vimos que a progressão de um mês zodiacal para outro indicava, literalmente, uma modulação na Música dos doze Tons.

Momentos havia em que isso podia significar que o Som Cósmico mudara de maneira tão significativa que, embora o kung tivesse sido acuradamente afinado com ele, já deixara de estar. O kung, por conseguinte, precisava ser modificado.

Pensem apenas no que isto significava: com a modificação do kung, todo o sistema de pesos e medidas do estado e todos os objetos e coisas baseadas neles também tinham de ser alterados!

Somente dessa maneira poderia o estado reajustar-se aos princípios celestes. Toda vez que subia ao trono o primeiro imperador de uma nova dinastia que se iniciava, só uma coisa lhe habitava o espírito como a primeira e mais importante para fazer: procurar corrigir a nota, kung.

(Afinal de contas, se o kung da dinastia anterior estivesse em perfeita harmonia com os princípios eternos do universo, como poderia a dinastia ter-se acabado?)

retirado http://wwwrevistaesotericacom.br/metodomusicoterapia/busca.htm

Nenhum comentário: